“Toda lei e os profetas dependem desses dois mandamentos…”
20 de agosto de 2021“Senhor, a quem iremos?”
22 de agosto de 2021“Deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! ”
21/08/21: Sábado da 20ª semana do Tempo Comum: Mt 23, 1-12
Leitura: o que o texto diz?
Sob a luz do Evangelho de ontem, vimos que Jesus questiona a atitude dos Mestres da lei e Fariseus que, embora digam o que deve ser feito por meio do seguimento da lei, não estão dispostos a realizá-la por meio de ações, pelo contrário, se apropriam da lei para serem cumprimentados, chamados de Mestres e serem exaltados. Jesus, porém adverte à multidão e aos discípulos para que estejam atentos e não serem enganados, pois, somente aqueles que vivem de fato a lei estão dispostos a servir e a humilhar-se sendo no futuro, exaltados. Leia com atenção o Evangelho de hoje, e perceba a mensagem essencial do texto.
Meditação: o que o texto me diz?
Ao falar dos Mestres da lei e dos Fariseus, Jesus faz um alerta a todos nós para que não sejamos hipócritas, ou seja, não basta amar a lei, não é suficiente, é necessário vivê-la. De modo particular, Jesus adverte cada um de nós a conhecer a Palavra e colocá-la em prática compreendendo que são duas realidades inseparáveis. Como você tem vivido a Palavra em sua vida? Tem conseguido vencer seus medos, desânimo e inconstância? O que todo esse discurso de Jesus fala hoje a você? Faça essa experiência atenta de escuta.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
À medida que nos entregamos a Deus nos tornamos capazes de expor as verdades do nosso coração. Deparamo-nos com um texto que nos questiona a respeito de nossa vivência cristã e que ao mesmo tempo nos motiva a seguirmos uma nova e correta rota. O que você deseja dizer a Deus a respeito de sua experiência com o Evangelho de hoje?
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
Faça um instante de silêncio, sem medo e sem pressa, a fim de contemplar em seu interior a graça realizada pela Palavra.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus em impulsiona a fazer?
Olhe sua vida, como ela encontra hoje e reflita: como seria possível aprofundar sua experiência com a Palavra de modo verdadeiro? Como buscar ter um coração mais humilde? Que atitudes concretas são necessárias para que isso possa se concretizar? Esses e outros questionamentos podem lhe iluminar a concretizar sem demora a Palavra em sua vida, seja persistente e decidido diante do que lhe propõe a Palavra.
Kelviane Pontes
Membro da Nova Jerusalém Leiga. Especialista em Estudos Bíblicos pela FCF. Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduanda em Teologia pela FCF. Mora em Maracanaú-CE, Brasil.