Deus é bondoso
23 de dezembro de 2014O menino envolvido em faixas, deitado numa manjedoura
25 de dezembro de 2014Leitura: Lucas 1,67-79
Naquele tempo, Zacarias, o pai de João, repleto do Espírito Santo, profetizou, dizendo: ‘Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo. Fez aparecer para nós uma força de salvação na casa de seu servo Davi, como tinha prometido desde outrora, pela boca de seus santos profetas, para nos salvar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam. Ele usou de misericórdia para com nossos pais, recordando-se de sua santa aliança e do juramento que fez a nosso pai Abraão, para conceder-nos, que, sem temor e libertos das mãos dos inimigos, nós o sirvamos, com santidade e justiça, em sua presença, todos os nossos dias. E tu, Menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás adiante do Senhor para preparar-lhe os caminhos, anunciando ao seu povo a salvação, pelo perdão dos seus pecados. Graças à misericordiosa compaixão do nosso Deus, o sol que nasce do alto nos visitará, para iluminar os que jazem nas trevas
e nas sombras da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz.’
Oração:
O evangelho de ontem nos convidou a rezar com Isabel e Zacarias, reconhecendo que Deus é bom e pedindo que o fruto de nossas vidas diga isso ao mundo. Hoje podemos continuar a oração acompanhando Zacarias em seu agradecimento e profecia.
“Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo”. É tempo de lembrar que Deus nos visita. Deus se desloca. Deus se aproxima. Deus bate à porta. Que é minha casa? Quais são minhas portas? Eu abro? A mesa está posta? Preparo um café? Convido a ficar?
Ele concede-nos que, “sem temor e libertos das mãos dos inimigos, nós o sirvamos, com santidade e justiça, em sua presença, todos os nossos dias”. O amor não deixa espaço para o temor. A visita de Deus é um convite a estar com Ele todos os dias, fazendo parte dos seus planos, sem temer e sem estar sob a opressão de outros. O serviço é em sua presença, é acompanhado, é com Ele. O serviço é todos os dias. Disponho-me a servir todos os dias? Sinto-me ou sei que estou acompanhado?
Jesus nasce “para iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz”. Estou disposto a trabalhar com esta luz que revela o bem e o mal que levo? Estou disposto a admitir que há um caminho que leva à paz, mesmo que não seja o caminho que tenho sempre tomado?
O advento nos conduza a um natal que seja uma visita da Luz em nossa vida.
João Gustavo H. M. Fonseca – estudante de Direito da UFMG, membro da Família Verbum Dei de Belo Horizonte