O Reino de Deus é como alguém que lança a semente sobre a terra
16 de junho de 2024Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!
18 de junho de 202417 de junho, 2ª Feira da 11ª Semana do Tempo Comum.
Escolher um lugar/postura confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Acalme os pensamentos e, para isso, respire fundo. Sinta o próprio corpo. Escute o seu coração.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da tua oração.
Leia o Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus 5,38-42
Leitura: O que o texto diz?
Não retribuir os atos de violência com outro ato de violência. Quem procede assim, se vinga, mas não obtém a paz nem o fim da violência. Isso vale para todos e em qualquer situação, desde os atos mais irrelevantes, que ocorrem no dia a dia de nossa vida, e que nos aborrecem, até os mais catastróficos, que chocam o mundo. Todos precisam ser interrompidos pelo amor e pelo perdão. A lei do olho por olho é a lei da vingança, mas Jesus pede que não nos vinguemos. A vingança não é algo de Deus. A vingança é se igualar, ou proceder pior que o outro. Oferecer a face direita a quem esbofeteou a face esquerda não é algo fácil de fazer. Somente os grandes, as pessoas de Deus, conseguem tais atos.
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus pede que sejamos pessoas cuja justiça ultrapasse a justiça das leis humanas. Assim sendo, não devemos entrar no jogo dos maldosos, para não nos igualarmos a eles com atitudes semelhantes. Quem paga o mal com o mal se iguala no nível da maldade e em nada difere daquele que praticou o mal primeiro. Por isso, Jesus recomenda pagar o mal com o bem. Quando agimos assim, rompemos o ciclo da maldade, colocando nela um ponto final. Somente os que têm fé agem dessa maneira. Dar a outra face significa não retribuir o mal que o outro praticou contra nós. Dar também o manto quando alguém quer tomar a túnica é mais que uma atitude de não resistência, é um gesto nobre, de profunda bondade, que leva ao extremo o ato de amar o próximo.
Oração: O que o texto me faz dizer para Deus?
Converse com Deus sobre suas dificuldades de perdoar e ser misericordiosa(o). Peça ao Senhor que no seu coração exista somente amor e misericórdia; que não seja jamais manchado pela vingança que gera de forma interminável o ciclo da violência, da maldade, negando o reinado de Jesus.
Contemplação: O que o texto faz em mim? Qual o novo olhar que o
texto provoca em mim?
Você é vingativa(o)? O que faz para superar o ímpeto vingativo que todos nós temos? Você pede a Deus que lhe ajude perdoar, trazendo a misericórdia ao próximo, pagando o mal com o bem? Como discípula(o) de Jesus você está disposta(o) a seguir as orientações de Jesus de não vingança?
Ação: Que ação o texto me leva a realizar?
“… ao que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra!” Isto significa não trazer atitude de vingança em nosso coração. Vivamos, nos pede Jesus, o amor e a misericórdia, interrompendo o ciclo da violência.
Equipe do Lectionautas