“Deixemo-nos guiar pela sabedoria que vem do alto”
23 de outubro de 2020“Os dois maiores mandamentos”
25 de outubro de 2020SÁBADO – 24/10/2020
29ª SEMANA DO TEMPO COMUM – Evangelho Lc 13, 1-9
Inicie com uma oração ao Espírito Santo.
Faça um momento de silêncio, feche os olhos, respire fundo várias vezes para acalmar o coração e entrar em sintonia consigo mesmo com o outro e com Deus.
Refrão meditativo: Envia teu Espírito, Senhor
E renova a face da terra!
Leitura: O que o Texto diz?
O texto traz a narrativa da figueira para nos falar do tempo que Deus nos dá para produzir frutos e não sermos inúteis, acomodados no reino de Deus. Jesus, para falar da importância da conversão e mostra um Deus amoroso e paciente que sempre que nos oferece oportunidades de mudanças de vida. O evangelho apresenta pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado. Essas pessoas pensavam que os mortos eram mais pecadores do que outros pelo que tinha sofrido. Mas Jesus diz que não, que a morte deles não eram por ser mais pecadores. Todos morrerão do mesmo jeito, mas é necessário converter. E Jesus conta a parábola da figueira para dizer do Deus que ama, que não castiga e que dá um tempo para mudar, produzir novos frutos. Mas um tempo necessário para a transformação de vida. É o tempo da figueira.
Meditação: O que o texto diz para mim?
O que te diz essa parábola de Jesus? Que tipo de ensinamento ele quer passar? Medite. A conversão é importante? Como se dá? Uma única vez? De vez em quando? Ou ela faz parte do nosso cotidiano? Tem percebido as chances que Deus oferece para mudar de vida? Diante da frase escolhida, o que o texto está te ajudando a refletir?
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
O que podes pedir a Deus nesse momento de intimidade? Ou agradecer diante da realidade que vive. Reze pela sua família, pela comunidade, pelas crianças, os marginalizados. Peçam bençãos de Deus. Peça a Deus por eles. Que eles não se estacionem nos erros, mas que possam se transformar e produzir bons frutos.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Silencie todo o seu ser e deixe se conduzir para dentro da cena. Desperte seu imaginário. Vê a figueira? Pode dialogar com ela? Pode cuidar dela para dar bons frutos? Contemple. Venha agora para a cena atual, o que vê? Como você vive? Se relaciona com as pessoas. Há zelo pelas pessoas ou fazem fofocas, intrigas, ou cuidam para que todos possam viver fraternalmente, ajudando uns aos outros, orientando, contribuindo para que as pessoas cresçam na fé?
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, que leitura faço da realidade? A Palavra de Deus nos interpela, clama por uma atitude. Que ação concreta posso fazer?
Neuza Silveira de Souza. Catequista. Estudante de mestrado. Estudou Bíblia no SAB e Teologia sistemática na FAJE.