
“Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?”
21 de novembro de 2025
22 de novembro, sábado, Memória de Santa Cecília.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 20,27-40
Leitura: O que o texto diz?
No evangelho de hoje veremos que a relação de Jesus com o Pai, em permanente sintonia com ele, envolve a totalidade da sua vida e das suas relações.
Meditação: O que o texto me diz?
Diante dos saduceus, Jesus deixa claro que nosso Deus é o Deus da vida e isso vem desde à fé de nossos antepassados e será confirmada com a ressurreição de Jesus. Deus não nos criou para a morte, Ele nos criou para a vida. A vida eterna não é cópia dessa vida, mas algo muito superior, onde, uma vez convertidos em pleno amor, junto de Deus, experimentaremos as alegrias eternas. Mas essa vida eterna se abre a partir das escolhas a favor da vida que fazemos aqui neste mundo. Levaremos conosco o que se converteu em amor. Amar a Deus, amar os irmãos, amar o planeta, a Criação: eis o caminho de nossa Salvação.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que consiga ver além das aparências. Peça também que te faça compreender o sentido da vida e da morte e o ajude a acreditar sempre que Ele é o Senhor da vida e da morte.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Como você vive a experiência de fraternidade que nos é oferecida por Jesus? Você percebe que em cada homem e em cada mulher, Deus te oferece o seu amor e a possibilidade de crescer nele? Com qual lógica você tem mais vivido: a lógica material, limitada e condicionada? Ou a lógica da eternidade, da vida em plenitude?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
-«Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; para Ele, todos estão vivos», diz o evangelho de hoje e provoca reflexão sobre o sentido da vida e a fé na Ressurreição. Em cada homem e em cada mulher, Deus nos oferece o seu amor e a possibilidade de crescer nele. Diz o escritor russo Tolstói:
“O Amor é Deus, e a morte significa que uma gota desse amor deve retornar à sua fonte”.


