“Pois não havia lugar para eles”
25 de dezembro de 2018João 20,2-8
27 de dezembro de 2018Tenham cuidado pois vocês serão presos, e levados ao tribunal, e serão chicoteados nas sinagogas. Por serem meus seguidores, vocês serão levados aos governadores e reis para serem julgados e falarão a eles e aos não judeus sobre o evangelho. Quando levarem vocês para serem julgados, não fiquem preocupados com o que deverão dizer ou como irão falar. Quando chegar o momento, Deus dará a vocês o que devem falar. Porque as palavras que disserem não serão de vocês mesmos, mas virão do Espírito do Pai de vocês, que fala por meio de vocês.
_ Muitos entregarão seus próprios irmãos para serem mortos, e os pais entregarão os filhos. Os filhos ficarão contra os pais e os matarão. Todos odiarão vocês por serem meus seguidores. Mas quem ficar firme até o fim será salvo.
Reflexão: Dá-nos coragem para testemunhar a sua Palavra, Senhor, nosso Deus!
Passado o Natal, momento especial em que Deus presenteia-nos com o seu Filho para nos ensinar a viver o Amor com simplicidade. Na fragilidade desse bebê está o nosso Salvador! A alegria invade os nossos corações. Sim, Ele fará uma revolução na forma de pensar e agir. Ele veio para nos ensinar a Amar.
Aparentemente, o Amor é contraditório: “Perdoe sete vezes setenta” (Mt 18, 21-21), “Quem não tiver pecado atire a primeira pedra”(Jo 8, 1-11), Vê o cisco que está no olho do seu irmão mas não repara na trave de madeira que está no seu próprio olho?” (Mt 7, 1-4). Em todas essas passagens Jesus foi colocado à prova. Em todas elas, agiu com sabedoria e ensinou o Amor.
Um dos grandes desafios em viver esse Amor é ser discípulo da Palavra. Anunciar a Palavra de Deus é perigoso: “Tenham cuidado pois vocês serão presos, e levados ao tribunal, e serão chicoteados nas sinagogas.” (Mt 10,1)
Somos convidados a testemunhar o Evangelho não só com palavras, mas com a própria vida, como Estevão, na primeira leitura de hoje. Estamos dispostos a enfrentar esse desafio? Estamos preparados para enfrentar as consequências advindas daí?
Como testemunho o Evangelho? Tenho vergonha? Medo? Estou disposto(a) a deixar morrer em mim o orgulho para enaltecer a Palavra de Deus?
Apesar da angústia que possivelmente sentimos ou que sentiremos ao sermos questionados e julgados, Jesus nos dá a certeza de que será o Espírito Santo que colocará as palavras certas nas nossas bocas. É próprio Espírito de Deus que falará através dos discípulos de Jesus. Portanto, meus irmãos, nenhum mal devemos temer, pois é Deus que age em nós. Ele é maior que tudo e todos. Seu Reino é para sempre!
Com essa certeza, sejamos gratos pela confiança que Deus deposita em cada um de nós.
Aproveito a oportunidade para também me despedir e agradecer por esse tempo em que estive por aqui, no Lectionautas. Ter podido compartilhar um pouco da minha caminhada cristã. Agradeço imensamente as pessoas que me impulsionaram a me lançar e a dar passos mais largos no amadurecimento da fé, ainda que tenham havido alguns tropeços….
Deus continue apontando caminhos! Que possamos permanecer firmes na fé, confiantes de que Ele não falha e que seu Amor e misericórdia são infinitos.
Agradeçamos também a Maria, nossa mãe, que nos ensina a amar, meditando e sendo obediente à Palavra. Amém.
Norma Parreiras da Silva – Família Missionária Verbum Dei – BH