
“É necessário nascer do alto”.
29 de abril de 2025
30 de abril, 4ª feira da 2ª semana da Páscoa.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de João 3,1-21
Leitura: o que o texto diz?
O amor de Deus em Jesus Cristo é gerador de vida mesmo quando a mesma é perseguida, ameaçada, destruída. Em seu amor, Deus quer salvar o mundo. O mundo por sua vez é chamado a se deixar guiar pela luz do amor de Deus e não pelas trevas, pelos descaminhos do projeto de vida que Deus em Jesus tornou realizável pelas suas palavras e obras.
Meditação: o que o texto me diz?
O amor de Deus é incondicional a ponto de nos dar o seu único Filho para que tivéssemos vida e vida em abundância. Acreditar no amor de Deus já é possuir a vida e defendê-la. Tudo isto será sinal de que caminhamos na luz e a traduzimos no nosso agir em favor da vida e não da morte. Caminhar na luz é acreditar na vida e comprometer-se com ela. O oposto será sinal de trevas.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor da vida para que o seu amor transforme a sua vida fazendo de você uma pessoa comprometida com os gestos de amor para com seus irmãos. Peça a graça de também ser sinal do seu amor para com todas as pessoas. Peça pela Igreja e pelos cardeais que irão escolher o novo papa.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
À luz do evangelho de hoje, deixe-se questionar: Experimento na minha vida o amor de Deus? Acredito no nome do Filho Unigênito do Pai? Em gratidão ao amor de Deus por mim, busco defender a vida de tudo o que a agride? Busco andar na Luz de Deus em resposta ao seu amor por mim?
Ação: o que o texto me leva a fazer?
“Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”, diz o evangelho. Ter consciência e fazer a experiencia do Amor de Deus, é a fonte de nosso Renascimento, de nossa esperança e sustentação. Diz assim a música “O amor de Deus”, de Frei Fabretti:
O amor de Deus se mostra em pleno sol, flore o jardim, dá vida ao beija-flor,
Brinca no mar e as nuvens põe no céu, pra me dizer: grande é teu valor!
O amor de Deus vem antes e depois e vai além dos sonhos que aprendi.
Não se desfaz nem mesmo ao dizer não. É a luz que diz: filho, é por aqui!
O amor de Deus renova os corações, fala de paz, reparte sempre o pão,
Fere o temor, enfrenta os desafios, me faz dizer: tudo bem, irmão.
O amor de Deus compõe e recompõe, estende a mão, jamais exclui alguém;
frente ao rancor, se firma no perdão, fazendo ver: eu te quero bem!
Equipe do Lectionautas