“Ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver”
6 de junho de 2020Bem-aventurados os misericordiosos…
8 de junho de 202007.06.2020 – Solenidade da Santíssima Trindade – Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna.
Leitura: Jo 3,16-18 O que o texto diz
Celebramos hoje o mistério da Santíssima Trindade, a revelação da comunidade de amor que veio até nós. A certeza do amor de Deus-Pai é revelado pela encarnação de seu filho Jesus, pela ação do Espírito Santo. A Trindade que todos os dias fazemos memória quando fazemos o sinal da cruz em nós deve sempre trazer presente esse amor transbordante do Pai pelo filho no Espírito Santo. Esse Amor se materializa na certeza de nossa salvação, no cuidado de um Pai amoroso que jamais abandona uma filha, um filho que ama profundamente. Essa é a Boa Nova deste dia, que grande Alegria celebrar o Amor de Deus por cada um(a) de nós!
Meditação: O que o texto me diz
Leia várias vezes, deixe-se tocar por cada palavra, deixe que elas penetrem profundamente em seu ser. Deus-Pai quer vir ao seu encontro por Amor. Deixe-se interpelar por esse Amor. Você já se sentiu ou sente-se amado por Deus? Experimente esse Amor, permita-se, aceite esse dom gratuito de Deus-Pai, receba de Jesus esse Amor.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Após meditar essa palavra tão rica, não se intimide, abra seu coração. Seja sincero com o Senhor. Confesse ao Senhor sua dificuldade de compreender a Trindade, diga a Ele o quanto é difícil entender esse mistério. Revele a Ele que não se sente capaz de merecer esse Amor, não sabe se consegue retribuir. Conte ao Senhor que sente-se culpado por muitas vezes não sentir esse Amor, mesmo sabendo racionalmente que é amado por Deus. O Senhor conhece o mais íntimo do teu ser, Ele saberá entender suas fragilidades.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Esse é o momento da entrega total do seus ser a Deus. Não é necessário palavras, deixe-se invadir pelo silêncio amoroso. Experimente a presença amorosa de Deus. Somente silencie, desfrute, deixe-se amar, sinta essa doce e afável presença. Aceite ser amada, amado não desperdice esse momento de graça , seja dócil a ação do Espírito Santo.
Ação: O que o texto me faz agir?
Após esse mergulho profundo no seio amoroso da Trindade Santa, somos questionados a responder, corresponder a esse amor. Como posso ser um transmissor desse Amor? Devo estar atento ao meu redor, àqueles que me cercam, quais são suas necessidades? Como posso ajudá-los?Se somos todos filhos do meu Pai, somos irmãos, portanto, responsáveis uns pelos outros, não podemos ficar indiferentes ao sofrimentos dos nossos irmãos e irmãs.
Ir.Luciene Lima Gonçalves,NJ
Religiosa do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Mestra em Teologia pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP. Especialista em Estudos Bíblicos e Graduada em Filosofia pela Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) e Teologia pelo Instituto de Ciências Religiosas –(ICRE). Atualmente mora em Recife- PE.