Se alguém me ama, guardará a minha palavra
29 de abril de 2024Permanecer no amor!
1 de maio de 202430 de abril, 3ª feira, 5ª semana da páscoa
Escolher um lugar/postura confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Respire profundamente, deixe o ar novo entrar… Acalme seus pensamentos.
Escute o seu coração.
Peça ao Espírito Santo que aqueça seu coração e te leve a viver o evangelho.
Deixe o coração aberto para acolher as palavras do Evangelho João 14,27-31a
Leitura: O que o texto diz?
Chegou a hora do Príncipe da Paz partir para o seio do Seu Pai. A paz é um dom de Jesus para seus discípulos, em vista do testemunho que são chamados a dar. Ela visa à ação. Por isso, não pode reduzir-se ao nível do sentimento. A paz de Jesus tem como efeito banir do coração dos discípulos todo e qualquer resquício de perturbação ou de medo que leva ao imobilismo. Possuindo o dom da paz, eles deveriam manter-se imperturbáveis, sem se deixar intimidar diante das dificuldades
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus nos deixa o dom da sua páscoa: a paz! Ela é capaz de nos manter em sintonia com a obra que a ressurreição de Cristo realizou em nós: a nova criação. As coisas antigas passaram. Tudo se fez novo. Novo também é nosso jeito de ser diante dos conflitos da vida.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
O dom da presença do Ressuscitado nos faz participar da sua vida e nos aproximarmos mais dos nossos irmãos e irmãs. Peça a Deus a graça de perseverar no testemunho da Palavra que ilumina nossos passos e orienta nosso coração em direção à salvação por meio da renovação da fé e da esperança. Peça pela paz no mundo.
Contemplação: O que o texto me faz experimentar?
Releia o evangelho. Perceba os sentimentos que ele te provoca. Reflita: Sabes acolher com serenidade o que a vida te propõe? Consegues experimentar a paz mesmo no sofrimento e nos conflitos? És capaz de levar a alegria da presença de Deus contigo?
Ação: O que esse texto me faz agir?
Reconhecer a qual paz somos chamados a experimentar. É uma paz estranha que brota em meio à guerra. Traz esperança e purifica o olhar da nossa fé. Deseja em teu coração viver a reconciliação que o Senhor nos conquistou. Entre nós não pode existir vencidos ou vencedores. Somos reconciliados no amor de Deus para viver a alegria de pertencermos a Ele.
Equipe do Lectionautas