Se alguém me ama, guardará a minha palavra…
8 de maio de 2023“Permanecei em mim e eu permanecerei em vós”
10 de maio de 202309/05/2022 – 3ª feira da 5ª semana da Páscoa
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou”
Espírito Santo, nos ajude a acolher com fidelidade a Palavra de Deus, mensagem de paz para nossa vida.
“Minha alma tem sossego em Deus, só em Deus. Que é fonte de salvação.
Sim, só em Deus minha alma tem sossego. Nele encontra a paz.”
Evangelho de Jesus Cristo segundo João 14,27-31a
Leitura – O que diz o texto?
Leia o texto com calma, contemplando, entre na cena. A narrativa continua o discurso de despedida de Jesus, que busca fortalecer a confiança dos discípulos, apaziguar o coração. A paz que Jesus promete é a paz que promove a força da qual necessitam para enfrentar os desafios da missão. Lembra que Ele não os deixará, os prepara para compreender a sua ressurreição e a se manterem firmes, como Ele, no amor de Deus. A paz, da qual Jesus fala, é a certeza de que Deus conosco está, nada pode ameaçar, nem mesmo a morte.
Meditação – O que o texto me diz?
O texto nos convida a pensar: o que entendo por paz? É algo que me deixa tranquilo, é uma paz interior que significa ausência de problemas, tristezas, repleta de bens que quando acaba me tira a paz, um sentimento que diz respeito a mim somente…? Ou… a Paz, dom que Jesus nos deixou, é a força que nos move, que nos coloca em movimento, mesmo em meio a tribulações, desafios ou tristezas, nos mantém na confiança, na certeza da presença da Paz que é a que o Senhor nos oferece e nos mantem em sintonia e comunhão com a vida, com os irmãos e com Deus?
Oração – O que o texto me faz dizer a Deus?
Apresente ao senhor o que passa em seu coração. Expresse a alegria da experiência de, mesmo no meio da tribulação e do sofrimento confiar na Palavra que Ele deixou: “…não se preocupem, nem tenham medo! Estou junto de vós”. Peça o discernimento para compreender e acolher o dom da Paz do Senhor que é permanente e não a do mundo que se finda com frequência e rapidez.
Contemplação – O que o texto faz em mim?
Contemple a cena, Jesus estava a caminho da sua paixão, é neste contexto que Ele diz: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou”. A paz, dom comunicado por Jesus não é a fuga dos problemas, mas a coragem de enfrentá-los com serenidade. Por isso, silencie e reveja: Jesus continua presente, agora Ressuscitado. Vivo como ressuscitado? Recorro a Ele nos momentos em que sinto a falta de paz?
Ação – O que eu posso fazer a partir do texto?
Neste tempo pascal, é crucial pensar como fortalecer a fé e a confiança para ser capaz de enfrentar a tristeza, a dor, os problemas sem se deixar desesperar e achar que tudo está perdido? Como ser sinal de Paz junto daqueles com quem convivo?
Ana Angélica Ribeiro – Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2