Tens negligenciado a misericórdia e dado mais valor às práticas externas?
27 de agosto de 2024Se calarem a voz dos profetas as pedras falarão
29 de agosto de 202428 de Agosto, 4ª Feira, Memória de Santo Agostinho.
Faça silêncio para escutar a Palavra.
Peça ao Espírito Santo que te oriente nos passos leitura orante.
Leia o evangelho de Mateus 23,27-32
Leitura: o que o texto diz?
Jesus continua exortando os mestres da lei e os fariseus sobre a hipocrisia como vimos ontem. Eles são comparados a “sepulcros caiados”, de bela aparência por fora, mas por dentro “cheio de ossos mortos” e “podridão”. Eles se apresentam como justos, mas permeados de injustiça e de hipocrisia. Isso é uma realidade já observada no tempo de seus antepassados, que não ouviam os profetas. Vivia-se preocupado com os detalhes da lei e do culto, mas esquecia-se da vivência da misericórdia, o coração da lei. É tempo de despertar e a pregação de Jesus certamente intrigou seus ouvintes e certamente também você.
Meditação: o que o texto me diz?
“… Vós sois como sepulcros caiados”, diz Jesus. Negar a verdadeira identidade é enganar a si mesmo e tirando a oportunidade de superar os seus defeitos… Ocultar a realidade através de uma máscara de aparência pode aliviar no momento, mas fará mal para o resto da minha vida… Tem um ditado popular que diz: melhor ficar vermelho uma hora do que amarelo para o resto da vida.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Apresente ao Senhor tudo o que está morto em você e que precisa ser vivificado por Jesus. Apresente situações de injustiça e de hipocrisia que você fez ou sofreu. Permita que o perdão de Deus e a força do Espírito Santo revigorem você para uma profunda e autêntica conversão de vida. Peça ao Senhor um coração justo, transparente e aberto para trilhar o caminho de verdadeiro discípulo.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Como “injustiça” e “hipocrisia” soam aos seus ouvidos? Consegue identificar os “ossos de mortos” e “podridão” que precisam ser apresentadas ao Senhor para que Ele te purifique? Como também você se vê numa sociedade imersa de injustiça e de hipocrisia?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
A hipocrisia e a injustiça deixam marcas desagradáveis em nossa sociedade. Mas, a Palavra de Deus transforma nossa realidade e acaba sendo força para tentarmos como discípulos de Jesus mudar essa realidade, sendo verdadeiros e coerentes.
Equipe Lectionautas