Buscar e encontrar o verdadeiro tesouro
23 de agosto de 2024“Senhor, a quem iremos nós? Tu tens palavras de vida eterna”.
25 de agosto de 202424 de agosto, Sábado, Festa de São Bartolomeu.
Faça silêncio para escutar a Palavra. Aquiete seu coração.
Peça ao Espírito Santo que te guie nesta leitura orante.
Leia o evangelho de João 1,45-51
Leitura: o que o texto diz?
No evangelho de hoje Felipe encontra-se com Bartolomeu, também chamado Natanael, e anuncia com alegria o encontro que tivera com Jesus. Natanael não se anima muito e olha com preconceito a origem de Jesus. Felipe insiste para que o companheiro o conheça.
Meditação: o que o texto me diz?
Neste evangelho temos alguém que claramente tinha fé na palavra de Deus transmitida através das Escrituras. Ele pode ter tido expectativas muito diferentes sobre de onde o Messias viria. No entanto, sua curiosidade e abertura levam a um encontro com Jesus que tocou o mais profundo de Natanael, ao ponto dele reconhecer Jesus como Messias. Essa experiência mexeu com a vida desse homem que futuramente se tornou discípulo do Senhor. Coisas maiores os discípulos experimentarão, como também nós. Deixe a alegria do anúncio de Felipe contagiar você. Deixe a Palavra tocar em suas dúvidas, medos, preconceitos. Aceite o convite de Felipe e vá ao encontro de Jesus.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Conta a Jesus com mais profundidade quem realmente é você e o que pode oferecer para prosseguir na intimidade com Ele. Convide Jesus a tomar o verdadeiro lugar dentro de você.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
O que desperta sua curiosidade sobre Jesus? Quem são as pessoas em sua vida que o convidam, de maneira simples, a encontrar Jesus? O que se abre diante de você nesses momentos?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
” Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.”, diz Natanael a Jesus. Que também nós possamos diariamente professor nossa fé em Jesus, sem reservas. Na música Teu proceder, o Pe. Francys Silvestrini Adao SJ, diz assim:
Jesus, ao contemplar tua vida me deixo interpelar pelo teu jeito de ser
Teu trato com as pessoas me fascina / teu jeito de amar me faz amar
Teu toque é como água cristalina / sacia minha sede e faz andar.
Jesus, teu jeito seja o meu jeito eu quero ser bem mais do que já sou.
Jesus, teu jeito seja o meu jeito ensina-me a ser tão bom.
Equipe Lectionautas