Mateus 9,35 – 10,1.6-8
7 de dezembro de 2013Teus pecados estão perdoados, levanta-te e anda! (Lc 5,16-26)
9 de dezembro de 2013De Nova Luz se Veste a Terra
De nova luz se veste a terra,
porque o Sol que do céu veio
no seio feliz da Virgem
de sua carne se revestiu.
O amor fez novas coisas,
o Espírito desceu
e à sombra do poderoso
na Virgem sua luz se acendeu
A terra já reclama seu fruto
e das bodas se anuncia a alegria,
o Senhor que morava nos céus
faz-se carne na Virgem Maria.
Glória a Deus, o Senhor poderoso,
a seu Filho e ao Espírito Santo,
que em sua graça e em seu amor nos abençoou
e a seu reino nos destinou.
Amém[1].
TEXTO BÍBLICO: Lucas 1.26-38
O nascimento de Jesus é anunciado
26Quando Isabel estava no sexto mês de gravidez, Deus enviou o anjo Gabriel a uma cidade da Galileia chamada Nazaré. 27O anjo levava uma mensagem para uma virgem que tinha casamento contratado com um homem chamado José, descendente do rei Davi. Ela se chamava Maria. 28O anjo veio e disse:
— Que a paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você.
29Porém Maria, quando ouviu o que o anjo disse, ficou sem saber o que pensar. E, admirada, ficou pensando no que ele queria dizer. 30Então o anjo continuou:
— Não tenha medo, Maria! Deus está contente com você. 31Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus. 32Ele será um grande homem e será chamado de Filho do Deus Altíssimo. Deus, o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi o antepassado dele, o rei Davi. 33Ele será para sempre rei dos descendentes de Jacó, e o Reino dele nunca se acabará.
34Então Maria disse para o anjo:
— Isso não é possível, pois eu sou virgem!
35O anjo respondeu:
— O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Deus Altíssimo a envolverá com a sua sombra. Por isso o menino será chamado de santo e Filho de Deus. 36Fique sabendo que a sua parenta Isabel está grávida, mesmo sendo tão idosa. Diziam que ela não podia ter filhos, no entanto agora ela já está no sexto mês de gravidez. 37Porque para Deus nada é impossível.
38Maria respondeu:
— Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer!
E o anjo foi embora.
1. LEITURA
Que diz o texto?
Daniel Kerber
ü Algumas perguntas para ajudar-te em uma leitura atenta…
Em que lugar Maria vivia? Por que o anjo diz a Maria: “Não tenhas medo”? Qual é a resposta de Maria perante a notícia que lhe traz o enviado de Deus?
ü Algumas considerações para uma leitura proveitosa…
Neste domingo, interrompe-se a sequência de leituras do Advento, e a Igreja celebra a festa da Imaculada Conceição da Virgem Maria. O texto que nos é proposto é o do anúncio do anjo e a resposta de Maria à Palavra do Senhor.
O Evangelho apresenta-se com uma introdução temporal: “no sexto mês” do anúncio do anjo a Zacarias sobre a geração de João Batista e uma apresentação das personagens: o anjo e Marai. Ato contínuo, segue-se um diálogo com três intervenções do anjo e três de Maria.
No primeiro diálogo, temos a saudação do anjo com três temas: “Alegra-te!” O anúncio que ele vem trazer e a realidade a que faz referência é fonte de profunda alegria; “você é muito abençoada!” Maria está plena da graça, do dom de Deus, que a torna totalmente disponível, em sua liberdade, para o que Deus quer. Esta afirmação do anjo é fundamento para a festa da Imaculada Conceição: Maria é abençoada, “cheia de graça” desde o momento mesmo de sua concepção. E, por fim, o anjo menciona o motivo da alegria e da própria graça: “O Senhor está com você”. Deus faz-se próximo de maneira única em Maria, e isto sera fonte de alegria não somente para ela, mas para todas as gerações (cf. Lc 2.48).
Diante de tal saudação, Maria se perturba (v. 29) e não compreende seu significado. Por isso o anjo a tranquiliza: “Não tenha medo”, e anuncia a mensagem da encarnação e quem será esse Filho que ela vai gerar.
Maria reage com surpresa, pois ainda não convive com José, seu prometido, e o anjo indica-lhe que o Espírito do Senhor é que tornará fecundo seu seio virginal (v. 35); em seguida, apresenta-lhe o sinal de sua parenta, Isabel, que já estava grávida havia seis meses (cf. 26).
O versículo final traz a resposta obediente de Maria: “Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer!” (v. 38). Maria, como humilde servidora, escuta a palavra que o anjo (= mensageiro) traz da parte de Deus, e se coloca, com todo o seu ser, a serviço dele. A partir deste momento, esta Palavra se faz carne em seu seio imaculado.
O texto mostra uma vez mais a dinâmica do agir de Deus. Toda a iniciativa parte do próprio Deus, que escolhe, prepara, anuncia e pede. A esta iniciativa de Deus, deve corresponder a resposta livre da criatura; neste caso, de Maria, que se surpreende e se vê subjugada totalmente pela mensagem, mas que também escuta, obedece e se dispõe como discípula e servidora da Palavra.
O temor e a incompreensão iniciais não são obstáculos para que se entregue com seu “sim” e obedeça com fé Àquele que sai a seu encontro com sua Palavra de Salvação para todos os povos.
2. MEDITAÇÃO
O que o Senhor me diz no texto?
Comecemos nossa meditação com as palavras do Papa Emérito Bento XVI, na festa da Imaculada Conceição de 2006:
“Queridos irmãos e irmãs: Celebramos hoje uma das festas mais belas e populares da bem-aventurada Virgem Maria: a Imaculada Conceição. Maria não só não cometeu pecado algum, como ficou preservada inclusive dessa comum herança do gênero humano que é a culpa original, por causa da missão à qual Deus lhe havia destinado desde sempre: ser a Mãe do Redentor. A festa da Imaculada ilumina como um farol o período de Advento, que é um tempo de vigilante e confiada espera do Salvador. Enquanto saímos ao encontro do Deus que vem, contemplemos Maria, que «brilha como sinal de esperança segura e de consolo para o povo de Deus em caminho» («Lumen gentium», 68).[2]
Agora perguntemo-nos:
O que lhe ensina a atitude de Maria? O que é obedecer segundo o querer de Deus? Você poderia repetir com a Virgem: “Que Deus faz em mim” sua vontade?
3. ORAÇÃO
O que respondo ao Senhor me fala no texto?
Necessitamos entregar-nos a Jesus para que se encarne em nossas vidas e nos transforme por meio de Nossa Mãe Maria; por isso, unamo-nos a esta bela oração que faz São Vicente Pallotti: [3]
Rainha do céu,
Mãe de misericórdia,
advogada e refúgio dos pecadores,
eu, iluminado e confortado pelas graças
que a vossa materna benevolência
me conseguiu do Tesouro Divino,
quero entregar, agora e sempre,
o coração, em vossas mãos,
para que o consagreis a Jesus.
Amém.
4. CONTEMPLAÇÃO
Como ponho em prática, me minha vida, os ensinamentos do texto?
Mãe do Mestre e minha mãe:
“Ensina-me a servir”.
5. AÇÃO
Com que me comprometo para demonstrar mudança?
Um verdadeiro cristão sabe que, viver segundo o estilo de Maria, é estar sempre atento à necessidade dos irmãos para servi-los com amor.
Como você demonstra que em sua vida o Senhor se encarnou? Como o serviço o ajuda a reconhecer o Reino de Deus? Que fazer para que sua família e seus amigos não tenham medo de fazer a vontade de Deus?
“Deus tem um tesouro no qual guardou
todas as suas joias, inclusive seu Filho.
Este tesouro é Maria”.