O Reino de Deus está próximo!
10 de julho de 2024“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos”
12 de julho de 202411 de julho, 5ª feira, Memória de São Bento, abade
Faça silêncio para escutar a Palavra.
Respire fundo várias vezes. Sinta o próprio corpo. Aquiete seu coração.
Peça ao Espírito Santo que ilumine teu encontro com a Palavra de Deus.
Leia o evangelho de Mateus 10,7-15
Leitura: o que o texto diz?
O coração da missão apresentada por Jesus continua sendo a gratuidade e abertura de coração. O conteúdo é a proclamação do Reino. O desdobramento dessa proclamação é o socorro dos pobres (doentes, leprosos, possuídos) ou seja, quem é impuro e está à margem da religião oficial. A recomendação de Jesus é que os missionários sejam desapegados, não levem muito conteúdo, bagagem extra. O fardo de Jesus é leve. Levam a paz do Messias, que os amantes da paz logo reconhecerão e estarão dispostos a receber. Mas também Jesus os prepara caso haja rejeição ao acolhimento da Palavra: não dar ouvidos, sacudir a poeira e partir para a próxima. A paz oferecida por Jesus aos seus discípulos é a mesma paz que chegou até nós. Sinta que essa paz, dom de Deus, deve ser oferecida aos outros. De graça a recebemos.
Meditação: o que o texto me diz?
A paz oferecida por Jesus aos seus discípulos é a mesma paz que chegou até nós. Sinta que essa paz, dom de Deus, deve ser oferecida aos outros. De graça recebemos. Agora vamos gratuitamente proclamar essa paz aos outros, nesse mundo tão necessitado de concórdia e diálogo. É a primeira palavra que sairá da nossa boca ao encontrar alguém no contato missionário: “A paz esteja contigo”.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça que o Senhor te faça instrumento da Sua Paz. Peça que Ele te dê a graça de ser despojado de si mesmo para sentir a presença dos mais necessitados e sofredores, os preferidos do Reino. Peça que Ele te dê a alegria de ser seu colaborador na construção do seu Reino de Amor
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Em qualquer lugar, em qualquer circunstância, em qualquer tempo, você pode participar na construção do Reino de Deus, aqui e agora. Como está a sua participação? Você deixa transbordar a riqueza dos seus dons, oferecendo-a aos outros?
Ação: o que posso fazer do texto?
“De graça recebestes, de graça deveis dar!”, anuncia Jesus no evangelho de hoje. Que coloquemos nossos dons a serviço do reinado de Deus neste mundo.
Equipe Lectionautas