“Alegrai-vos e exultai pois será grande a vossa recompensa nos céus”
10 de junho de 2024“Quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus”
12 de junho de 202411 de Junho de 2024 – Memória do Apóstolo São Barnabé
No silêncio do Coração o Espírito faz germinar a tua oração.
Leia o evangelho de Mt 10, 7-13 –
Leitura: O que o texto diz?
A memória dos Apóstolos é sempre oportunidade de agradecer a Deus pela Igreja que se firma no testemunho deles. Eles viram, ouviram, conviveram de um modo todo especial com Jesus e, através de seu testemunho, nos dão a certeza sobre aquela pergunta de todos “Quem é Deus?”
Este texto do evangelho faz sentir o modo como Jesus desejou a sua Igreja: missionária do Reino e promotora da Paz. É como que uma indicação para ser discípulo enquanto aquele que leva a mensagem de Deus ao mundo
Meditação: O que o texto me diz?
A simplicidade apresentada no texto parece dizer que a evangelização, o anúncio da Mensagem não exige muito mais que a boa vontade e a liberdade de alguém que caminha seguramente sem necessitar de apegos materiais. Tanta coisa carregamos em nossas bolsas e sacolas para nos sentirmos empoderados. As vezes cobramos por serviços simples e nos injuriamos por não termos recebido nem um muito obrigado.
Recebemos de Deus a Graça da Salvação sem termos feito nada. A retribuição a ela não é em si mesma exigida, mas nasce no coração agradecido uma necessidade de retribuir.
Pense nas muitas ações gratuitas que você fez e te deixaram feliz, mesmo não tendo recebido nada em troca. Agradeça por ter um coração agradecido.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Jesus, obrigado pela Graça do vosso amor todos os dias. Faz do meu coração sempre mais capaz de agir com gratidão pelos irmãos e irmãs que encontrar, sem nada exigir para mim. Que a tua Graça torne minhas atitudes sempre mais puras e gratas.
Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim e me impulsiona a viver?
Sou chamado a desapegar das coisas matérias em excesso para viver a liberdade cristã. Qual será o sinal desta liberdade hoje?
Fique em Paz.
Antonio C. dos Santos Jr. – Seminarista diocesano – Diocese de Ponta Grossa – PR.