Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel!
6 de julho de 2022Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos…
8 de julho de 202207 de julho de 2022, 5ª feira da 14ª Semana do Tempo Comum.
Evangelho de Mateus, capítulo 10, versículos 7 a 15.
Leitura: O que o texto diz?
O coração da missão apresentada por Jesus continua sendo a gratuidade e abertura de coração. O conteúdo é a proclamação do Reino. O desdobramento dessa proclamação é o socorro dos pobres (doentes, leprosos, possuídos) ou seja, quem é impuro e está à margem da religião oficial. A recomendação de Jesus é que os missionários sejam desapegados, não levem muito conteúdo, bagagem extra. O fardo de Jesus é leve. Levam a paz do Messias, que os amantes da paz logo reconhecerão e estarão dispostos a receber. Mas também Jesus os prepara caso haja rejeição ao acolhimento da Palavra: não dar ouvidos, sacudir a poeira e partir para a próxima. A paz oferecida por Jesus aos seus discípulos é a mesma paz que chegou até nós.
Meditação: O que o texto me diz?
“Dê de graça, o que de graça recebeu”. Estas palavras são um verdadeiro desafio: inspiraram tantos que vêem nelas uma verdadeira exigência da nossa vida. Só conseguimos dar de graça na medida em que acreditamos que nos foi dado de graça, que tudo o que temos é um dom: não há risco de terminar de mãos vazias.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Olhe maravilhado para tudo o que recebestes de graça e peça um coração aberto e generoso.
Sinta que a paz, dom de Deus, deve ser oferecida aos outros. De graça a recebemos. o Senhor te faça instrumento da Sua Paz. Peça que o Senhor te dê a graça de ser despojado de si mesmo para sentir a presença dos mais necessitados e sofredores, os preferidos do Reino. Peça que Ele te dê a alegria de ser seu colaborador na construção do seu Reino de Amor
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Jesus envia seus apóstolos para pregar na pobreza. Achamos difícil muitas vezes aceitar que um apóstolo pobre seja eficaz e tendemos a confiar demais em ter meios poderosos para causar impacto. Peça a Deus por sabedoria nesta área e por crescer na radicalidade do Evangelho.
Ação: O que o texto me faz agir?
“Em qualquer cidade ou aldeia …” A construção do Reino de Deus não tem restrição de qualquer espécie, nomeadamente de lugar. Em qualquer lugar, em qualquer circunstância, em qualquer tempo, podemos participar na construção do Reino de Deus, aqui e agora. Como está a minha participação?
Equipe do Lectionautas