Maria visita Isabel e serve em sua casa!
31 de maio de 2021A Ressurreição dos mortos
2 de junho de 2021TERÇA – FEIRA 01/06/21
Mc 12, 13-17 – DAR A DEUS O QUE É DE DEUS!
Leitura: o que o texto diz?
O assunto do Evangelho é mostrar a hostilidade de fariseus e herodianos que querem experimentar Jesus sobre o tributo pago pelo povo a César. Mas Jesus insinua que eles mesmos não devolvem a Deus o que devem. A figura e a imagem de César é a autoridade do mundo, mas devemos mesmo é dar a Deus, que é maior que César, o que Ele deseja de nós.
Meditação: O que o texto me diz?
O texto me diz que o cristão é sal da terra e luz do mundo. Ele deve agir bem como concidadão do céu. Viver o agora na honestidade e na sua responsabilidade; não devemos descuidar dos nossos deveres, mas, para ter os direitos, devemos ser cumpridores deles. Nunca esquecer a parte de Deus que está em nós. Somos imagem e semelhança de Deus. Devemos dar a Ele o alimento que Ele cresça dentro de nós. A importância das coisas de Deus deve ser maior na vida de cada um de nós.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Tudo é dom que Deus nos coloca em nossas mãos, e somos seus administradores. Tarde ou cedo deveremos prestar contas do que recebemos. Precisamos RESPONDER A DEUS através de uma vida cristã autêntica. Sentir o perdão que Ele nos oferece, pelas nossas inúmeras limitações e exercer bem nossa vida, com tudo que temos adquirido. A vida cristã nos implica responsabilidade com os outros e com a vida social. Em silêncio, fale com Deus sobre isso.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
O texto faz com que eu consiga discernir que tudo é dom e compromisso ao mesmo tempo. Deus nos oferece para sermos corresponsáveis no cuidado com nossas relações. Uma vida justa e honesta agrada a Deus e este julgará a atitude de cada um. Deus não compactua com o mal do mundo, mas Ele oferece o amor que cura e reconstrói o ser humano. A Religião deve nos devolver a intimidade com Deus e atuar no mundo de maneira sincera.
Ação: o que posso fazer do texto?
Analisar minha responsabilidade com o aspecto social e não me deixar de contribuir com essa realidade. A alienação não faz parte do Reino de Deus. A causa maior é a Graça de Deus sobre nós.
Pe. Almerindo da Silveira Barbosa – padre da Diocese de Luz-MG, membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste 2, especialista em Pastoral.