
O Reino de Deus está próximo
5 de janeiro de 2026
Não tenhais medo!
7 de janeiro de 2026
06 de janeiro, 3ª feira, Tempo do Natal depois da Epifania
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Marcos 6,34-44
Leitura: O que o texto diz?
Jesus sentiu compaixão da multidão que estava como ovelhas sem pastor e deu-lhes de comer, saciando sua fome. Igualmente, hoje ele vem saciar nossa fome de viver. Suplique ao Senhor que Jesus pão da vida sempre lhe acompanhe nesta aventura que é viver.
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus sempre age compadecido. A misericórdia é o mais belo atributo de Deus e faz parte do modo de Jesus agir. Jesus solicita ao discípulos e a nós hoje: ‘Dai-lhes vós mesmos de comer’. Ele espera que os discípulos e cada cristão hoje seja capaz de saciar a fome do seu próximo, daqueles que somos capazes de nos tornarmos próximos. O milagre da multiplicação dos pães passa também pela partilha e generosidade, pela compaixão que temos para com os que têm fome.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que não te deixe esquecer do seu pedido: “Dai-lhes vós mesmos de comer”.
Peça também que ele te ajude a tornar-se pão para saciar a fome dos corações que clamam por amor, justiça e dignidade.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Sou capaz de sentir compaixão? Sou capaz de perceber quais dos meus irmãos sentem fome hoje? Ao vê-los ao derredor de minha vida, sou capaz de estender a mão e servir o pão que tenho em minha mesa ou ainda sou egoísta?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
-“Dai-lhes vós mesmos de comer”, diz o evangelho de hoje. Esta consiste na tarefa do cristão hoje. Urgente e necessária.



