“Teu Pai, que vê o que está em segredo, te retribuirá”
15 de junho de 2022“Não ajunteis tesouros para vós, aqui na terra”
17 de junho de 202216/06/2022 (Solenidade do corpo e sangue de Cristo): Lc 9,11b-17 – Dai-lhes vós mesmos de comer
Na Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, também conhecida por Corpus Chisti, celebramos o sinal visível da presença de Jesus em nosso meio. Em sua generosidade e misericórdia ele quis permanecer conosco e se dar como alimento para nos fortalecer. Na Eucaristia todos os dias podemos encontrar Jesus e sermos alcançados por seu amor. Agora pegue sua Bíblia e vamos nos alimentar do que Deus quer para nós hoje.
- Leitura: O que o texto diz?
Abra as Sagradas Escrituras em Lc 9,11b-17. Peça que o Espírito Santo venha sobre você e faça-lhe uma pessoa nova. Jesus está com seus discípulos e uma grande quantidade de pessoas num lugar deserto. Como já estava tarde, o povo estava com fome. Seria muito fácil e até foi proposto pelos discípulos, que Jesus mandasse o povo ir embora. Logo, não era esse o desejo do Mestre. Percebemos, aqui nesta passagem, um cenário bem familiar. No Antigo Testamento o povo foi alimentado no deserto por Deus com Moisés. Agora Deus encarnado está dando alimento para a multidão faminta.
- Meditação: O que o texto me diz?
Imagine agora toda a cena. Jesus está com seus discípulos num lugar afastado. Sem casas e campos por perto. O que levou este povo a ir ao encontro dele? Essa pergunta é fácil de ser respondida, afinal, o texto já diz que Jesus acolheu o povo, falou sobre o Reino de Deus e curou todos os que precisavam. As perguntas mais importantes agora são: O que levou você a buscar Jesus? Você está buscando o Senhor? Onde você está buscando? E o que você está procurando ou o que deseja encontrar?
- Oração: O que o texto me faz dizer para Deus?
Neste momento abra o seu coração para o Senhor. Coloque agora, diante de Deus, tudo aquilo que está preso no fundo da sua alma. Os medos, angústias, raivas, mágoas, decepções e alegrias. Vá nomeando tudo o que você sente. Quando é feito o encontro consigo, você consegue fazer o encontro com Deus. O que você quer falar para Jesus? Essa é a hora de dizer.
- Contemplação: O que o texto faz em mim? Qual o novo olhar que o texto provoca em mim?
No silêncio do seu coração, mentalize o Santíssimo Sacramento. Você está sozinho diante dele. Agora, vá repetindo o nome de Jesus. Permita que a paz e a serenidade entrem em você. Sinta-se unido com Jesus e sua Igreja, tornando-se um só corpo.
- Ação: Que ação o texto me leva a realizar?
O Santíssimo Sacramento é a presença real de Jesus no mundo. Você está buscando se encontrar com Ele na Eucaristia? Quando não há a possibilidade de comungar, você está fazendo a comunhão espiritual? O que você está fazendo para que mais pessoas possam ter o encontro com Jesus Eucarístico? Que atitudes levam você a buscar viver uma verdadeira unidade com os irmãos?
Ir Ian Lucas Rodrigues Oliveira – noviço do Instituto Nova Jerusalém