“Inclinando a cabeça, entregou o Espírito”
1 de junho de 2020“Ele não é Deus de mortos, mas de vivos!”
3 de junho de 202002/06/2020
Mc 12, 13-17
“Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”
Este é um momento singular em que o Pai deseja se comunicar com você. Acalme seu coração tanto quanto possível, pedindo o auxílio do Espírito Santo a fim de que a Palavra gere frutos em você.
Leitura: O que o texto diz?
Uma armadilha é preparada para Jesus. Por meio de bajulações os Fariseus e Herodianos arquitetam contra aquele a quem chamam de “Mestre” e perguntam: “é lícito pagar tributo a César ou não?” Caso Jesus negasse, seria acusado como rebelde incitando o povo a revoltar-se contra Roma. Se afirmasse que sim, demonstraria apoio aos Romanos e deste modo, estaria contra os Judeus. Jesus, porém, conhecendo o interesse maldoso de seus corações surpreende-os respondendo sabiamente: “Devolvei a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” assim, Jesus assegura que basta devolver a cada um o que lhe é devido.
Leia mais uma vez o texto de hoje e observe que palavras e frases te chamam atenção. Ao ler este Evangelho, que gestos de Jesus mais tocam o seu coração? Que sentimentos são gerados em você?
Meditação: O que texto me diz?
Jesus nos ensina sobre a acertada devolução que devemos fazer, aquilo que é de Deus deve ser “devolvido” e não “pago” mostrando por meio disso o gesto da gratuidade em nossa relação com Deus. A sábia resposta de Jesus surpreende os Fariseus e Herodianos. De que modo essa resposta de Jesus causa impacto ao seu coração? Tente colocar sua vida dentro deste Evangelho e abrindo o coração, permita que a Palavra de Deus te toque, revelando aquilo que hoje você precisa devolver ou colocar à disposição de Deus.
Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Esse é o momento de transbordar tudo aquilo que o texto de hoje realizou em você. Como você deseja corresponder a esta Palavra? O que sente necessidade de dizer a Jesus depois da experiência com o Evangelho? Jesus está atento a te ouvir.
Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
Contemple agora os feitos desta Palavra em sua vida, perceba em que áreas específicas essa Palavra vem se manifestar. Observe que a Palavra de Deus tem uma direção e já é possível senti-la tocando seu pensamento, seus sentidos e sua decisões.
Ação: Que gestos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
Jesus fala sobre devolver “a Deus o que é de Deus”, lance o olhar sobre sua vida e note de modo concreto, o que você precisa devolver a Deus? São suas palavras? atitudes? seu tempo? Você tem de fato, direcionado a Deus seus projetos? Aproveite esse momento para traçar atitudes concretas na sua vida, tendo como luz a Palavra de Deus.
Kelviane Pontes
Membro da Nova Jerusalém Leiga. Especialista em Estudos Bíblicos pela FCF. Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduanda em Teologia pela FCF. Mora em Maracanaú-CE, Brasil.