“Ensinava como quem tem autoridade”
12 de janeiro de 2021“Jesus, cheio de compaixão, tocou nele”
14 de janeiro de 202113/01/2021 – Mc 1,29-39
“Curou muitas pessoas”
Leitura. O que diz o texto?
Jesus sai da sinagoga e vai praticar a palavra proclamada. Vai na direção do povo, totalmente entregue à Missão. Ele levanta a pessoa prostrada pela doença e expulsa demônios. Muitos ainda não sabem quem é este, que age com tamanha autoridade (v.34b). É um “segredo” que será revelado posteriormente, à luz da fé na ressurreição.
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
O texto nos revela Jesus pleno de misericórdia. Aproxima-se de todas as nossas fragilidades, sofrimentos, enfermidades. A misericórdia de Jesus nos aponta para sua proximidade. Ele se aproxima, toca e levanta (v.31). São três verbos que chamam a atenção na ação missionária de Jesus. Ele toma os doentes pela mão: o seu corpo comunica a cura de Deus. Jesus é próximo do sofredor e também é próximo do seu Pai. Ele se retira das multidões e vai rezar num local deserto. Deserto, local do encontro, da intimidade com Deus. Faça você continuamente o seu “deserto”.
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor, por vezes nos sentimos caídos e prostrados pela doença, seja física ou psíquica, especialmente nesta época de grande desafio para a humanidade, que vive tempos de pandemia. Vem ao nosso encontro, toca-nos e ajuda-nos a levantar, para que também nos coloquemos a serviço dos outros, de modo especial aos mais pobres e sofredores.
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Sinta a proximidade do Senhor e no silêncio do seu coração, pense como Ele está agindo em sua vida e na sua situação de vida, da mesma forma que agiu com a sogra de Simão.
O que o texto me sugere a viver?
Continue a cultivar a espiritualidade em sua vida, reservando tempo diário para meditação e oração pessoal, assim como Jesus, que foi a um lugar deserto para rezar. A oração é capaz de aumentar nossa misericórdia e bondade, porque vamos procura-las no coração do Pai.
Diác. Glêvison Felipe Lourenço de Sousa*
*Diácono permanente da Arquidiocese de Belo Horizonte, MG. Colaborador e residente na Paróquia São José – Vespasiano MG, Brasil