Não sejais cego, viva a lei do amor
19 de março de 2023“Sábado também é dia de cura”
21 de março de 202320-03-2023 –segunda-feira da 4ª semana da Quaresma
Evangelho Jo 4, 43-54
“Cura pela fé”
Leitura: O que o texto diz?
Costumamos dizer que somos pessoas de fé, mas na hora de testemunhá-la, não conseguimos. A Palavra de hoje é bem intensa sobre o sinal da fé. Um exemplo disso, são as promessas que fazemos, uma vez que, só pagamos quando recebemos a graça, ou seja, a falta de fé é tão grande que, não se cumpre independente do que vem. E mais, nem sequer imaginamos que são atitudes originadas do paganismo. Batemos no peito, afirmamos e defendemos com unhas e dentes que somos seguidores de Cristo, e que nEle confiamos. Atentemos para os sinais que são milagres, ainda que sejam cotidianamente e pequenos a cada dia.
O funcionário do rei, foi mais cheio de fé que muitos de nós, e por crer de verdade, teve seu milagre alcançado. Como já visto no evangelho de ontem, Jesus é um homem de ações gratuitas, não anuncia uma salvação baseada em livros, mas sim, na atitude para com o próximo. Não há necessidade de conhecermos o lugar ou alguém, para realizarmos a caridade e a solidariedade. Jesus poderia dizer ao funcionário do rei que, devido ele não ser seu seguidor, não iria ajudá-lo, mas a lógica dEle não é como a nossa, ainda que ele também fosse humano.
Meditação: O que o texto me diz?
Refletindo sobre o evangelho, você consegue enxergar a fé? Só acredita na ação de Deus após a graça recebida? Ou é capaz de se doar e se prontificar independente de receber ou não o que pediu? Deus sabe o que é melhor para cada um. Permita-se reconhecer o quanto Deus já operou em sua vida até o momento e agradeça.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Aprofundar na oração é o caminho pelo qual chegamos ao discernimento sobre a realidade da fé. A partir de sinais cotidianos se consegue visualizar, reconhecer a obra de Deus em nossa vida.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Neste momento, com a orientação do Espírito, deixe que a semente da fé germine em seu coração. Ele cuida do solo para que seja fértil: “Em verdade, em verdade, vos asseguro: aquele que crê em mim tem a vida eterna”(Jo 6,47) Portanto, se imagine sendo o funcionário do rei que, apesar de toda cultura e limitação, a sua fé salvou o seu filho.
Ação: O que esse texto me faz agir?
Cheios de fé e esperança, que seja despertado o desejo ardente de levar o mesmo aos irmãos que estão tão aflitos, vivendo suas turbulências e sem forças para caminhar. Coloque em prática seu dom e testemunhe a sua fé em sinal de ação de Deus e fomente-a naquele que está necessitado.
Mércia da Silva Pereira*
Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF) e graduada em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Atualmente reside em Mossoró/RN.