XXX Domingo do Tempo Comum – Ano C
23 de outubro de 2016Ser grande (Lucas 13,18-21)
25 de outubro de 2016
Evangelho – Lc 13,10-17
10 Certo sábado, Jesus estava ensinando numa sinagoga. 11E chegou ali uma mulher que fazia dezoito anos que estava doente, por causa de um espírito mau. Ela andava encurvada e não conseguia se endireitar.
12Quando Jesus a viu, ele a chamou e disse:
— Mulher, você está curada.
13Aí pôs as mãos sobre ela, e ela logo se endireitou e começou a louvar a Deus. 14Mas o chefe da sinagoga ficou zangado porque Jesus havia feito uma cura no sábado. Por isso disse ao povo:
— Há seis dias para trabalhar. Pois venham nesses dias para serem curados, mas, no sábado, não!
15Então o Senhor respondeu:
— Hipócritas! No sábado, qualquer um de vocês vai à estrebaria e desamarra o seu boi ou o seu jumento a fim de levá-lo para beber água. 16E agora está aqui uma descendente de Abraão que Satanás prendeu durante dezoito anos. Por que é que no sábado ela não devia ficar livre dessa doença?
17Os inimigos de Jesus ficaram envergonhados com essa resposta, mas toda a multidão ficou alegre com as coisas maravilhosas que ele fazia.
Vinde, Espírito Santo, e ilumine nossa semana de trabalho que se inicia hoje. Dai-nos fortaleza para vencermos os desafios e os transformações em bons frutos.
Fico encantada quando penso no quanto o amor de Jesus é verdadeiro. Nós somos, em nossa condição de humanos, tão limitados. Quantas vezes nos prendemos a protocolos, a seguimentos de regras e ficamos tão cegos nisso que acabamos nos omitindo diante das necessidades de quem está do nosso lado, às vezes, precisando apenas de cinco minutos de nosso tempo! Assim agiam os reprovadores do evangelho de hoje, incapazes de flexibilizar a lei em prol do bem.
Jesus deixa muito claro que a lei do amor é mais importante que qualquer outra que possa existir e é em nome dela que Ele cura a mulher tomada pelo mal. Como ele poderia adiar mais um dia o sofrimento daquela mulher que já havia passado tantos anos carregando o peso demoníaco sobre as costas?
Pensemos sobre a atitude de Jesus e façamos um momento de reflexão trazendo à memória a nossa dificuldade de ver além dos limites razão.
Jesus, dê-nos sabedoria para colocarmos o Bem como nossa prioridade para que nossa rotina cheia de normas e roteiros a seguir não cegue nosso coração impedindo-nos de agir em seu nome. Ajuda-nos a seguir as palavras do Salmo de hoje:
Feliz é todo aquele que não anda
conforme os conselhos dos perversos;
que não entra no caminho dos malvados,
nem junto aos zombadores vai sentar-se;
2mas encontra seu prazer na lei de Deus
e a medita, dia e noite, sem cessar. (Salmo 1,1-2. 3. 4.6)
Que nos lembremos a todo momento que agir em nome do Bem é seguir a Lei de Deus que, por sua vez, é mais importante que qualquer outra lei que os humanos possam instituir.
Amém!
Ana Paula Ferreira – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte