“Estar cingido é estar disponível!”
24 de outubro de 2023Optar por Jesus: nem todos compreendem
26 de outubro de 202325 de outubro, 4ª feira, Memória de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão.
Peça ao Espírito Santo que te guie durante a leitura orante.
Silêncio: Sinta Deus presente no meio de nós, pois Jesus disse: O Filho do Homem vai chegar na hora que menos o esperardes.
Leia o Evangelho de Lc 12, 39-48 – Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chama atenção.
Leitura: O que o Texto diz?
O evangelho de Lucas, hoje, continua a nos convidar a vigilância. O que deve ser guardado enquanto vigiamos não nos pertence, mas o dono confia a nós seu tesouro mais precioso: o pessoal de sua casa. O administrador fiel não deve olhar se todos estão cumprindo seus papéis, mas deve se preocupar em servir a esse pessoal a comida na hora certa. Como poderíamos enxergar essa comida que deve ser dada na hora certa? Notemos que o administrador infiel é justamente que come até se fartar, enquanto espanca o pessoal da casa, o tesouro mais precioso de seu patrão. São os nossos dons, nossas capacidades, nossa vida! Afinal, descobrimos nossos talentos não para ficarmos nos olhando no espelho e contemplando nossa beleza, mas para colocar à disposição dos outros tudo o que somos.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Leia novamente o texto na bíblia. Jesus nos afirma: É preciso estar vigilante, pois não sabemos a hora que o Filho do Homem virá. Ou seja, Jesus nos convida a estarmos sempre vigilantes e ativos na Obra do Senhor. Aos outros infiéis, Jesus acrescenta sérias recomendações. Quanto mais esclarecimentos receberemos sobre a religião e a vida da Igreja, mais nos são cobrados.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
Peçamos ao Senhor que nos ajude a ser fiel aos seus ensinamentos para bem servi-lo. Peça ao Senhor o dom da atenção, da vigilância.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
A narrativa desse evangelho me chama muito a atenção. Como conhecer a vontade do Pai para realiza-la. A que devo prestar atenção? Ser vigilante a que e a quem? Assim como Pedro, temos nossas dúvidas. Mas fiquemos atentos aos ensinamentos de Jesus.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, sinto-me impulsionada a sair e ir anunciar a Boa-Nova de Jesus. Contar ais outros o que aprendi sobre a vida de Jesus, como ele viveu, as coisas que ele fez e como nos amou e ama incondicionalmente. Ele está sempre atento, cuidando de nós.
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo horizonte.