
“Ele não está aqui. Ressuscitou!”
19 de abril de 2025
“Não tenhais medo. Ide anunciar a meus irmãos…”
21 de abril de 2025
20 de abril, Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de João 20,1-9
Leitura: o que o texto diz?
Celebramos, hoje, o primeiro dia da ressurreição. Dia em que somos convidados, a exemplo de Maria Madalena, Pedro e o Discípulo amado, a nos dirigirmos ao túmulo e constatar que, de fato, ele ressuscitou. É madrugada na vida de Maria Madalena e dos demais discípulos. Tudo está envolto numa espessa névoa que recobre seus corações, causada pela dor vivida na paixão. Madrugada tem outro significado: é o da aurora de um novo dia, que não tardará a despontar. Se o primeiro momento é de espanto pela perda do corpo, o segundo é de alegria pela confiança na ressurreição.
Meditação: o que o texto me diz?
O outro discípulo só entrou depois. Ele entrou, certificou-se do ocorrido e acreditou. Ele, o Discípulo amado, acreditou primeiro. Quem ama acredita, mesmo que não tenha provas palpáveis. A ressurreição nem sempre nos é apresentada com provas que podemos tocar. É um dado de Fé. É a essência da nossa Fé. É o que o Discípulo amado ensina com esse gesto de chegar primeiro, de entrar por último e de acreditar antes de todos. Depois que ele acreditou, os demais também acreditaram na ressurreição, e, ao acreditarem, saíram para anunciar aos outros. A compreensão da Escritura suscita a verdadeira Fé no ressuscitado. Ao compreender a Escritura, eles assumem verdadeiramente a missão de propagadores da Boa Notícia.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Converse com Deus sobre a Fé na ressurreição, a qual é a essência do cristianismo.
Peça ao Pai que aumente sua Fé no seu Filho crucificado-ressuscitado, que envolve o nosso ser no amor, para nos libertar, salvar de toda maldade, de todo pecado.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Como o Discípulo amado você ama o Senhor e por isso crê na sua ressurreição? Quem ama crê! Na corrida de sua vida, você vai na direção do Senhor da vida? Quais são os valores que geram vida e ressurreição que você cultiva?
Ação: o que o texto me leva a fazer?
“Então, o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo, entrou também, viu e creu”. Que o Senhor conceda o grande dom da Fé, que nos move no amor a trilhar o caminho da Verdade, que nos liberta e salva.Diz um canto litúrgico:
Cristo está vivo, ressuscitou para nós!
Esta verdade vai anunciar,
a toda terra, com alegria a cantar.
Equipe do Lectionautas