“…meu jugo é suave e meu fardo é leve”
9 de julho de 2023São poucos os trabalhadores…
11 de julho de 202310 de julho, 2ª feira, 14ª Semana do Tempo Comum.
Evangelho Mt 9,18-26
Leitura: O que o texto diz?
Entre o Sermão da Montanha e o Discurso Missionário, o evangelista Mateus mostra cenas de Jesus como taumaturgo, ou seja, realizando milagres. E no caso de hoje é uma cura e uma reanimação. Enquanto ele falava com seus discípulos sobre a discussão do jejum, duas pessoas se aproximam. Chama atenção o modo humilde que o fazem, revelando a atitude de quem coloca sua confiança na ação de Jesus e não nas suas próprias forças: o chefe prostrou-se e a mulher aproxima-se por trás. O chefe afirma sua fé, dizendo que a imposição das mãos de Jesus gera vida. À mulher basta tocar o manto. Em contraposição, a falta de fé dos que estavam na casa do chefe gera risos e deboche diante da atitude de Jesus.
Meditação: O que o texto me diz?
Uma fé que cura, que devolve a vida e salva. Jesus não era propriamente um milagreiro, embora tenha curado a muitas pessoas, não curou a todos os doentes de seu tempo. Jesus realizava esses sinais para despertar a fé. Essa atitude de confiança, de abandono, de entrega total. Crer é dar o coração a Deus, comprometer-se com Ele, abraçar o seu projeto de vida e esperança para o mundo. Há quem busque somente a cura e o alívio imediato de alguma enfermidade ou situação difícil, mas não se dispõem ao seguimento de Jesus. Para que seja uma fé que liberta e cura, é preciso comprometer-nos com o projeto de Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). A missão de Jesus é a missão de todo cristão.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Colocando-se diante de Jesus, que sempre vem ao nosso encontro, deixe-se envolver por Seu amor… peça-lhe o dom da fé e da confiança para se deixar conduzir e curar por ele e nele.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
A presença de Jesus é uma presença que anima, que revitaliza que gera vida. Hoje mais do que nunca precisamos de coragem, de fé, de força, de salvação. A atenção, a Palavra e o toque de Jesus faz toda a diferença na vida das pessoas: “Coragem, filha! Tua fé te salvou.”. Contemple novamente a cena do evangelho e ouça Jesus dizendo o mesmo para você.
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Os Evangelhos nos mostram Jesus sempre próximo dos mais necessitados, dos que sofrem e precisam de ajuda. Isso nos revela a proximidade de Jesus com as situações concretas da nossa vida, nossas dores, preocupações, sofrimentos e necessidades. Vale destacar a prontidão de Jesus para atender a quem lhe recorre com fé. Em qualquer, hora, qualquer lugar, qualquer situação, o Senhor está sempre pronto a nos atender, sempre disposto a nos ajudar. Basta que recorramos a Ele na fé.
Equipe do Lectionautas.