
Ascensão do Senhor
1 de junho de 2025
Eu te rogo por aqueles que me deste, porque são teus.
3 de junho de 2025
02 de junho, 2ª feira, 7ª Semana da Páscoa.
Introdução – preparar-se para a oração
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Peça ao Senhor a graça de compreender sua Palavra e que ela o ajude a ser a presença Dele, no coração da humanidade.
Leia o Evangelho de João 16,29-33
O que o texto diz?
“No mundo tereis provações. Mas tende coragem. Eu venci o mundo”, disse Jesus a seus discípulos. Coragem é o que a vida requer de nós, já dizia Guimarães Rosa. “O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem” Se a máxima do genial escritor mineiro vale para todos, quanto mais para nós cristãos. Somos herdeiros de Jesus, aquele que enfrentou as adversidades do mundo com coragem.
Meditação. O que Deus nos diz por meio desse Evangelho?
Jesus continua falando-nos e orientando-nos que caminhos seguir. Jesus preparou seus discípulos para os momentos finais de sua vida, sua passagem, da vida à morte e ressurreição, pois sabia que eles iriam se dispersar, deixando-o sozinho. Falava para tranquilizá-los, pois sabia que não estaria só. Ele estaria com o Pai. Este não o abandonaria. Esta certeza Jesus nos dá. O Pai não nos abandona. Permanece sempre conosco, principalmente nos momentos difíceis.
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Silencie seu coração e abra-se ao amor do Pai, o mesmo amor que sustentou Jesus na fidelidade na hora da crise, da dor e do sofrimento. Deixe o espírito de Deus te fortalecer, te encorajar para amar sem medidas. Diga:
Senhor, que eu tenha sempre a coragem de anunciar aos outros Tua Palavra. Que eu fale sempre com clareza e com fidelidade para que todos possam compreender. Envia-me o Espírito Santo para que minha mente seja iluminada.
Contemplação. O que o texto faz em mim?O Evangelho de hoje me dá coragem para permanecer firme na missão de evangelizar. Me faz sentir chamada para levar sua Palavra a todos aqueles que desejarem escutar, procurando promover transformações na vida das pessoas e na realidade desse mundo. E você! Sabes que és também o escolhido para a missão? Jesus chama e encoraja a todos para a missão.
Ação. O que posso fazer a partir do texto?
Vencemos o medo certamente não pelas nossas próprias forças, mas pela força daquele que nos chamou e nos amou desde o princípio, pela certeza de que não estamos sós, de que o Pai nos abraça e nos cuida pelo poder de seu Espírito.
Neuza Silveira de Souza – Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste 2