Bem-aventurados os que creram sem terem visto!
3 de julho de 2024Segue-me!!
5 de julho de 202404 de julho, 5ª feira, 13ª Semana do Tempo Comum
Faça silêncio para escutar a Palavra. Escute o seu coração.
Respire fundo várias vezes. Sinta o próprio corpo.
Peça ao Espírito Santo que acompanhe cada passo da tua oração.
Leia o evangelho de Mateus 9,1-8
Leitura: o que o texto diz?
Jesus é surpreendido por um ato de fé e de amor. A missão de Jesus é libertar as pessoas, curá-las de suas enfermidades e devolver-lhes a dignidade. Para que essa libertação aconteça, é preciso que haja abertura da outra parte, a parte oprimida pela paralisia. É preciso coragem. É por isso que a primeira palavra de Jesus ao homem paralítico é: “Coragem!”. Jesus o chama filho. O paralítico é um filho de Deus, vítima do pecado que o paralisa. As paralisias são consequências do pecado. Não necessariamente do pecado de quem está paralisado, mas dos que provocam a paralisia.
Meditação: o que o texto me diz?
Paralisia é sinônimo de dependência, de prostração, de uma situação em que se fica nas mãos de outros, sendo manipulados de acordo com os interesses de alguns. É desse tipo de paralisia que fala o Evangelho, e não apenas da paralisia literal de alguém que foi acometido por uma doença, mas também da paralisia da alienação, da dominação, aquela causada pela corrupção, pelos desmandos que provocam a paralisia de milhões e milhões de pessoas em todo o mundo. Para a libertação dessa paralisia, é preciso a coragem dos paralisados e a solidariedade de outros, como vemos no Evangelho. Os que não querem a libertação dos paralíticos sentem-se incomodados com a ação libertadora de Jesus e querem detê-lo. Jesus age com firmeza e autoridade e mostra qual é a sua missão: libertar as pessoas da opressão e devolver-lhes a vida, a dignidade, a consciência de filhos amados de Deus.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Converse com Deus sobre suas paralisias e a busca de libertação.
Peça ao Senhor a graça de ter Coragem para se libertar e libertar outros das paralisias da hora presente.
Peça ao Senhor que, com seu poder e autoridade, liberte você de todas e quaisquer paralisias, que fazem de sua vida, uma vida dependente, manipulada, não livre das amarras da sociedade de hoje.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Releio o evangelho. Imagine-se nesta semana. Reflita: Quais são suas paralisias que impedem de viver mais fielmente o Evangelho de Jesus? Você busca superá-las? O que você faz efetivamente para vencer em Cristo Jesus suas paralisias? Tem coragem de enfrentá-las com a graça do Senhor?
Ação: o que posso fazer do texto?
… Jesus disse ao paralítico: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!” Jesus é o nosso libertador: Quer curar a todos que se abrem ao seu amor, à sua justiça; para que todos tenham vida em abundância. Sejamos instrumentos Dele para levar a cura do amor a quem estiver próximo a nós.
Equipe Lectionautas
imagem: Benjamin West (1738-1820)