Coração de pequenino (Mateus 11,25-27)
19 de julho de 2017Vocês não condenariam os que não têm culpa (Mt 12,1-8)
21 de julho de 2017Leitura: Mateus 11,25-27
Naquela ocasião Jesus disse:
— Ó Pai, Senhor do céu e da terra, eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos! Sim, ó Pai, tu tiveste prazer em fazer isso.
— O meu Pai me deu todas as coisas. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e também aqueles a quem o Filho quiser mostrar quem o Pai é.
Coração humilde, coração aberto
Nosso Deus se manifesta aos pequeninos. Sua Palavra atinge o coração dos mais simples, porque recebem o Verbo de Deus com humildade, sem insolência. Para bem receber a Palavra no coração, não é necessária grande habilidade intelectual, como se devêssemos compreender todas as minúcias teológicas para que Deus nos diga algo. Nosso Deus se revela com simplicidade na Palavra. Basta deixar-se nutrir por ela, num ato de fé e esperança, pedindo que Jesus seja o pastor dos nossos dias, entregando a Ele nossa vida. Basta rezarmos a Palavra, colocando-nos à disposição do Bom Deus, que nos quer para Ele.
Não devemos ficar muito preocupados em entender em profundidade cada pedacinho dos textos bíblicos que rezamos. Deus nos permitirá avançarmos a águas mais profundas em Seu tempo. Mas o que Ele quer de nós é a nossa disposição de inclinarmo-nos perseverantemente em oração, para recebermos pela Palavra aquilo que Ele vem nos dizer a cada dia. Ele quer que nos coloquemos diante da Palavra com coração humilde, fugindo da prepotência que comumente nos estraga.
Na oração de hoje, peçamos a Jesus que nos ajude a sermos humildes e simples diante da Palavra de Deus, para que Deus possa alcançar o nosso coração e transformar a nossa vida. Peçamos a graça de perseverarmos na oração, sabendo que temos sempre à disposição o Verbo de Deus, capaz de oferecer as respostas que precisamos para cada momento da vida.
Marcelo H. Camargos – Família Missionária Verbum Dei de BH/MG