Serão primeiros os últimos e últimos os primeiros
19 de agosto de 2020“Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração”
21 de agosto de 202020 de agosto
Mt 22,1-14 – “Convidai todos que encontrar”
Leitura: O que o texto diz?
O texto de hoje apresenta Jesus contando uma parábola aos discípulos para ilustrar a dinâmica do Reino de Deus. O Reino de Deus é como um banquete oferecido gratuitamente: primeiro aos judeus, destinatários privilegiados, que estabeleceram com Deus uma aliança, mas que recusaram aceitar o dom de Deus; depois aos gentios (pagãos). Existe, porém, uma exigência: todos os convidados devem estar trajando uma veste nupcial para que possam participar do banquete. Aqueles que não estiverem com a veste adequada serão afastados, isto é, expulsos. A veste nupcial significa viver de acordo com o evangelho. Neste sentido, pertencer a comunidade cristã (participar do banquete) exige um esforço sincero de viver segundo a proposta de Jesus (veste nupcial).
Meditação: O que o Senhor nos diz pela Palavra?
O caminho de seguimento a Jesus traz exigências para aquele que o escolhe. Jesus precisava deixar claro aos discípulos os desafios a serem enfrentados. A parábola por Ele contada ilustra a importância de viver de modo compatível com o evangelho. Pertencer a comunidade cristã significa mais que partilhar a Palavra e o Pão, mas é também ter os meus sentimentos e atitudes de Jesus.
Oração: O que falamos ao Senhor motivados pela Palavra?
A vida de seguimento a Jesus dentro da comunidade dos batizados é marcada por alegrias, solidariedade, fraternidade, mas traz consigo desafios de convivência e de cooperação mútua. Dirija a Deus a sua oração expressando as alegrias e desafios de viver o seguimento a Jesus dentro da comunidade, peça a força do Espírito para perseverar no caminho iniciado.
Contemplação: Que conversão provoca em nós a Palavra?
A participação no banquete só é possível para aqueles que estão trajados com a veste nupcial. Em nossa vida, muitas situações e atitudes nos desafiam a permanecer firmes em nosso propósito. Quais atitudes precisam ser convertidas (mudadas em sua rota) para continuarmos como seguidores de Jesus?
Ação: Que ações nos convida o Senhor a realizar?
A conversão do coração conduz ao compromisso ético cristão com os irmãos e irmãs, quais ações nos comprometemos a realizar para participamos com alegria do banquete do Reino ou, melhor dizendo, quais atitudes manifestam a nossa participação no banquete.
Pe. Francisco Thallys Rodrigues – Presbítero da Diocese de Crateús. Especialista em Sagradas Escrituras pelas Faculdades EST, formado em filosofia, teologia e história. Trabalha na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Tauá-CE e colabora na formação bíblica através de cursos e do canal Ecos da Vida.