“A messe é grande e poucos são os trabalhadores”
3 de dezembro de 2022“Fazer a diferença”
5 de dezembro de 20222º DOMINGO DO ADVENTO – 04/12/22
Mt 3,1-12 – “Convertei-vos”
Leitura: O que o texto diz?
O Evangelho nos apresenta João Batista, anunciado como o precursor de Jesus, recolhido no deserto da Judeia, pregando a conversão, anunciando a chegada do Reino. Ele era forte no anúncio e o povo vinha ao seu encontro. Alguns fariseus (que tinham a falsa segurança de suas observâncias religiosas) e saduceus (com suas intrigas políticas) vinham também para o batismo que João realizava e ele não lhes poupou a severidade, mostrando que a conversão precisa ser verdadeira e não de aparências. Falava ainda de Jesus, que viria e cujas sandálias, ele, João, não era digno de desamarrá-las. Anuncia que Jesus irá batizar com o Espirito e com fogo.
Meditação: O que o texto me diz?
Neste 2º domingo do Advento, somos convidados a CONVERSÃO. E João é um personagem forte neste convite. Somos, então, convidados a repensar nossas atitudes, nos lembrando do batismo que recebemos. O texto que nos apresenta João Batista, nos faz pensar também: quantos “Joãos” conhecemos. Quantos anunciam Jesus com tamanha audácia e convicção? Será que temos sido grandes “sacerdotes, profetas e reis”, missão de nosso batismo? O texto nos faz olhar a figura de João Batista e pensar que precisamos muito ser como ele.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Colocando-se diante de Jesus, que sempre vem ao nosso encontro, deixe-se envolver por Seu amor… Fale com o Senhor sobre a sua missão de preparar os caminhos Dele no hoje de sua vida e da vida do mundo. Em seguida diga ao Senhor: “Meu Senhor, vem se aproximando o Natal, tempo de renascer, tempo de novas esperanças e o advento nos apresenta João Batista, este homem forte que soube preparar os caminhos para tua chegada. Que nós ouçamos João, que anuncia a tua chegada e que saibamos nos preparar para tão grande festa! “Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais” e que ouvindo-os nos preparemos para o Teu nascimento.”
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Este texto nos faz pensar em como nosso Deus é, verdadeiramente, um Deus que faz e que faz a gente fazer. Como Ele quer que estejamos sempre nos sentindo amados, pois nos oferece a oportunidade de anunciá-Lo. Ele nos dá a oportunidade de falarmos quem Ele é, o quão maravilhoso é: um Deus, que se fez Menino para chegar até nós. O advento nos dá esta oportunidade: anúncio e conversão, antes que Ele chegue. Tenhamos atitude.
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Tem uma música do Pe. Zezinho que diz assim sobre João Batista: “A verdade não sou eu. E também não sou o Caminho. Sou apenas uma seta, sou apenas um profeta”. Precisamos ser profeta e a seta que indica o Menino Deus. Que possamos nos preparar para este Natal, fazendo de nosso coração uma manjedoura, e para isto façamos uma análise de nossas ações e possamos nos “converter”, no sentido de voltar nossa vida para esta linda festa que se aproxima. Vejamos em São João Batista, primo de Jesus, um grande modelo.
Suzy Aparecida Carvalho Miranda Ferreira – Diocese de Luz-MG