Inquietações necessárias
28 de maio de 2021O Envio Missionário
30 de maio de 202129/05/21 (sábado da 8ª semana do Tempo Comum):
Mc 11, 27-33 – CONVERSAS SEM COMPREENSÃO
Leitura: O que o texto diz?
Prepare o lugar da sua oração. Coloque-se na presença de Deus. Procure ver, com os olhos da imaginação a cena do texto bíblico. Tome sua Bíblia e abra em Mc 11, 27-33. Hoje voltamos a Jerusalém com Jesus e os discípulos. Com as lideranças religiosas Jesus tem certo atrito. Perguntam com qual autoridade Ele fazia suas coisas. O Mestre sempre sábio responde com outra pergunta. Os opositores confessam que não sabem a resposta ao questionamento de Jesus. Ele conclui que assim não dirá com que autoridade realiza seus gestos. Na vida inúmeras vezes somos incompreendidos. Por muitas ocasiões temos conversas infrutíferas.
Meditação: O que o texto me diz?
Neste itinerário com o Mestre precisamos estar preparados para conversas que acrescentam pouca coisa em nossas vidas ou nada acrescentam. Traga para oração esses momentos. Apesar de serem momentos incômodos, pergunte-se: atuei com ignorância? Fui paciente mesmo percebendo que estivesse sendo incompreendido? Exercite o dom do diálogo e do respeito.
Oração: O que o texto me faz dizer?
Apresente na oração todas essas realidades. Por que essas conversas foram incompreendidas? Por vezes nossas explicações não são aceitas por quem conversamos. Os discípulos do Reino não podem interromper sua caminhada com essas experiências. Peça neste caminho a capacidade de compreender as pessoas com benevolência.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Com disposição ao diálogo, deixe o Espírito sondar seu íntimo, a confirmar sua vocação. Busque apesar da resistência de muitas pessoas, dialogar com paciência e bondade. No silêncio, deixe a voz do Mestre lhe conduzir. Dialogue com o Senhor. Sinta a paciência de Jesus a lhe escutar e compreender.
Ação: O que o texto me faz agir?
Alegres, vamos confirmando nosso caminho traçado pelo Pai, sem nos determos com conversas sem compreensão. Busquemos ainda mais paciência e fidelidade à missão de discípulos do Reino.
Pe. Mailson de Sousa Pereira
Especialista em Juventudes pela FAJE-BH. Assessora o setor juventude da Diocese de Crateús-CE, da qual é presbítero.