É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!
27 de novembro de 202428 de novembro, 5ª feira, 34ª semana do Tempo Comum
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Faça silêncio para entrar em oração.
Peça ao Espírito Santo que te conduza nos caminhos da Palavra…
Leia o evangelho de Lucas 21,20-28
Leitura: o que o texto diz?
Estamos vivendo a última semana do Ano Litúrgico e somos convidados a renovar a nossa esperança. Renovar a nossa esperança mesmo quando o tempo nos apresenta motivos para desolação e medo. A nossa força se renova e se encontra no Deus da vida e da esperança. É Jesus no meio de nós o motivo para caminharmos sem nos desesperar, mas sim levantar a cabeça e seguir em frente.
Meditação: o que o texto me diz?
O evangelho fala da destruição de Jerusalém e dos fins dos tempos, trata-se de uma linguagem figurativa, para falar sobre as realidades dos últimos dias. Mas, não podemos apenas parar na linguagem e nos fatos, e sim na atitude que o Senhor nos convida a ter, que é a de não temer e não parar no que está acontecendo ou no que acontecerá, pois a fé e a esperança nos apontam para Cristo, nos convida a nos mantermos firmes e de cabeça erguida, pois com ele venceremos e nos libertaremos.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor a graça de uma renovada esperança e de uma fé alicerçada no amor para que permaneças firme diante das dificuldades e desafios da vida.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Vivemos em um mundo cheio de desafios, inseguranças e muitas tribulações. Como você enfrenta as dificuldades da vida? Diante dos sinais de mortes e desespero, você mantém viva sua esperança? Você tem confiado no Senhor e procurado manter sua cabeça erguida pela fé?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
Parece não haver esperança em meio a tantas destruições, guerra e mortes, mas é preciso erguer a cabeça. Diz Jesus: “Quando estas coisas começarem a acontecer, reerguei-vos e levantai a cabeça, porque está próxima a vossa libertação.” Esta Palavra nos encorajar para enfrentar as dificuldades da vida, nos conforta e nos mostra a importância da esperança, mesmo que existam ao redor de nós situações exigentes e difíceis, pois o que de fato permanece em nossa vida e na vida da Igreja povo de Deus é a fé e a esperança para levarmos em frente o amor que dele recebemos.
Equipe Lectionautas