“Eu as conheço, e elas me seguem”
24 de abril de 2018Sonda-me
26 de abril de 2018Evangelho: Marcos 16, 15-20
“Então ele disse:
— Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Aos que crerem será dado o poder de fazer estes milagres: expulsar demônios pelo poder do meu nome e falar novas línguas; se pegarem em cobras ou beberem algum veneno, não sofrerão nenhum mal; e, quando puserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados.
Depois de falar com eles, o Senhor Jesus foi levado para o céu e sentou-se do lado direito de Deus. Os discípulos foram anunciar o evangelho por toda parte. E o Senhor os ajudava e, por meio de milagres, provava que a mensagem deles era verdadeira.”
Reflexão:
Hoje é dia de São Marcos, que escreveu o Evangelho mais antigo dos quatro, por volta dos anos 70. Apesar de ser um nome corrente na época, uma tradição o coloca como discípulo de Pedro, com quem teria feito a experiência de Jesus e recolhido informações sobre o Mestre. Nesta oração, vamos agradecer ao Pai a fidelidade de tantas pessoas, que fez com que a Boa Notícia de Seu Filho chegasse a nós, e colocarmo-nos como os leitores e “buscadores” atuais, também necessitados a cada dia de ser firmados e confirmados na fé.
A primeira leitura proposta pela liturgia (1 Pd 5,5b-14) é belíssima e nos dá uma chave de leitura para compreender a passagem do Evangelho. “Confiai a Deus vossas preocupações, pois ele se ocupará de vós”. Deixar-nos surpreender por isto, um Deus que se ocupa de nós! Quem é Ele? O Abbá, Paizinho de Jesus Cristo, que nos recriou à imagem de Seu Filho para que vivamos plenamente. Esta é a boa nova que somos convidados a experimentar e anunciar: “Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas.”
E qual a salvação que a fé dá? A de que podemos resistir às ilusões, mesmo em meio a dificuldades e pelejas, porque temos Alguém conosco e por nós. “O Deus de toda a graça, por Cristo (…) vos restaurará, fortalecerá, robustecerá, tornará inabaláveis”. Saborear cada uma dessas palavras e deixar que nos penetre no mais íntimo. É de fato um grande presente, no qual somos chamados a perseverar: “Essa é a verdadeira graça de Deus: conservai-vos nela”.
Os sinais simbólicos que o Evangelho apresenta querem dizer, na verdade, da capacidade que nos é dada no Espírito de vencer o mal, fazer o bem e testemunhar a Vida de verdade, que vale a pena ser vivida. Peçamos, então, ao Pai essa graça, a mesma que vivenciou Marcos e tantos discípulos e discípulas. E que Ele mesmo confirme o nosso anúncio com as nossas ações e alegria.
Tania Pulier, esteticista da alma, membro da CVX Cardoner e da Família Missionária Verbum Dei