“Ficai atentos e orai…”
27 de novembro de 2021“A universalidade da salvação e a eficácia da Palavra”
29 de novembro de 2021DOMINGO – 28/11/2021
1º DOMINGO ADVENTO
Evangelho de Lc 21,25-28.34-36
“Confiança no Senhor, pois é ele que conduz a história”.
– Inicie com uma oração ao Espírito Santo. Feche os olhos, respire fundo. Sinta os barulhos que vem do céu. São sinais da chegada do Filho do Homem que vem com grande poder e glória.
Refrão meditativo: Senhor, vem salvar teu povo, das trevas da escuridão. Só Tu és nossa esperança, és nossa libertação
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
Grande são os ensinamentos encontrados hoje na narrativa do evangelho de Jesus, segundo o evangelista Lucas. Chama-nos atenção para a vigilância e não se deixar enganar pelos acontecimentos do dia a dia. Pede-nos para nos colocar em prontidão, erguer a cabeça e preparar o coração, porque o Filho do Homem está para chegar trazendo a nossa libertação. Então, ficai atentos e orai a todo momento para poder estar de pé diante do Filho do Homem.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que palavra ou frase me interpela? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Refletindo sobre o texto, ou partindo da sua frase escolhida, que sentimentos nos afetam? Como está a nossa realidade presente. O mundo lá fora encontra-se perdido, em desordem e nos chama para a ir e enfrentar as vicissitudes do tempo presente, como lugar aberto ao testemunho cristão. O texto nos recorda o medo e comodismo das pessoas de seu tempo à espera da parusia, ou seja, à espera da segunda vinda do ressuscitado, que logo retornaria e traria consigo o fim do mundo. Para nós, o que a notícia da vinda do Filho do Homem nos diz? Que expectativas nos trazem? Fala-nos da vitória do Cristo? Ao fixar nele o nosso olhar percebemos que os sofrimentos não significam a última palavra desse mundo. A nossa confiança e esperança nesse tempo que se inicia, convocam-nos a fazer a experiência de viver a vida apoiada na palavra e no destino de Jesus Cristo que venceu o mal e a morte.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
O Evangelho de hoje ativa a minha consciência para viver a conversão diária. Que podes pedir diante da realidade presente? Como estar prontos para acolher aquele que vem? Diga a ele o seu desejo de se manter firme e fiel, confiante na sua Palavra que sustenta a esperança de fazer parte no destino final do Senhor.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida?
Nesse momento é Deus que vem ao seu encontro, permita a sua aproximação. Ponha-se vigilante, atento aos acontecimentos. Jesus é o princípio e o fim, o Alfa e o Ômega. É aquele que veio, que vem e que virá. É preciso tomar uma decisão. Segui-lo.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, que vontade brota do coração? Como se preparar para essa chegada do Filho do Homem? Desejo fazer essa experiência de viver com o Cristo e ajudar às pessoas a fazer suas experiências, a partir do anúncio da Palavra. Sente motivada para ir à procura daquele que necessita da Palavra de Deus?
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Bhte.