Admirada, ficou pensando no que ele queria dizer (Lc 1,26-38)
7 de outubro de 2016XXVIII Domingo do Tempo Comum – Ano C
9 de outubro de 2016“Quando Jesus acabou de dizer isso, uma mulher que estava no meio da multidão gritou para ele:
— Como é feliz a mulher que pôs o senhor no mundo e o amamentou!
Mas Jesus respondeu:
— Mais felizes são aqueles que ouvem a mensagem de Deus e obedecem a ela.”
Na oração de hoje, vamos pedir a graça da conexão íntima com o Senhor.
“Quando acabou de dizer isso…” Jesus vinha de uma polêmica que levantaram contra ele e de mostrar a divisão daqueles que o acusavam. As ações de Jesus, boas, que dignificam as pessoas, não apontam para o contrário do que sua exteriorização revela. (não é por Belzebu, como o acusavam, que ele “expulsa demônios”, liberta as pessoas de seus males e divisões). Elas são boas por dentro e por fora. A libertação que elas trazem aponta para o Deus Libertador, e para a conexão profunda que Jesus vivia com Ele, com o Pai.
As pessoas se dividiam, mas Jesus é inteiro, íntegro. Esta inteireza e o desejo de conectar-se a ela fez com que aquela mulher exclamasse: “Como é feliz a mulher que pôs o senhor no mundo e o amamentou!” Só poderia vir de uma mulher esta aclamação, alguém compreende profundamente o que é uma ligação uterina, uma conexão visceral. Era esta conexão que ela desejava, estar íntima e profundamente ligada Àquele cuja inteireza gerava vida plena.
E qual a resposta de Jesus?
“Mais felizes são aqueles que ouvem a mensagem de Deus e obedecem a ela.” Esta conexão plena se dá pela audição e prática da Palavra. Boa notícia! Oportunidade que Ele oferecesse a todos nós de viver a ligação com Ele que a mulher tanto desejou. Em João 1 diz que quem nos dá a conhecer o Pai é o Filho, que estava no seio do Pai. A relação uterina que Jesus viveu com o Pai Ele nos oferece pela Sua Palavra.
Que presente tão grandioso!
Peçamos ao Espírito que nos conduza à obediência, a esta escuta profunda de amor que gera a vida e é praticada na vida.
Tania Pulier, comunicadora social, membro da Família Missionária Verbum Dei e da pré-CVX Cardoner