
José, não tenhas medo…
18 de dezembro de 2025
19 de dezembro, 6ª Feira da 3ª Semana do Advento.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 1,5-25
Leitura: O que o texto diz?
Zacarias e Isabel eram marginalizados, vítimas do preconceito humano, porque eram de idade avançada e não tinham gerado filhos. A situação se agravava ainda mais porque Isabel era estéril, outro fator passível de discriminação aos olhos humanos. Naquela época, casais que não tinham filhos não eram bem-vistos. Eram tidos como castigados por Deus. Porém, Deus olha para a humilhação de seus servos e servas, como profetizou Maria no Magnificat, e vem em seu socorro. Foi o que ele fez com Isabel e Zacarias. Deus ouviu os seus pedidos e enviou-lhe o anjo que anunciou que Isabel teria um filho.
Meditação: O que o texto me diz?
O espanto e o medo apoderaram-se de Zacarias e ele ficou sem palavras. Mas o anjo encoraja Zacarias, mostrando a grandeza de sua alegria, pois o seu filho seria o precursor do Senhor. Deus nos surpreende. Quando todas as esperanças se esvaem, Deus mostra o poder de sua força e vem ao nosso encontro, socorrendo-nos, transformando a nossa vida e as situações. Quem confia em Deus e não desiste de servi-lo, recebe as suas recompensas. É no serviço a Deus que Zacarias teve manifestação do Senhor que lhe mostrou o seu rosto favorável. Que tenhamos sempre confiança em Deus, por mais difícil que possa parecer a situação na qual vivemos. O tempo do Advento nos traz essa esperança.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que lhe ajude confiar em suas Palavras, que geram esperança e libertação, na verdade do seu amor infinito, por você e toda humanidade.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Você caminha confiante no Deus da vida e do amor? Sente dificuldade em esperar no Senhor? Sente que Deus caminha com você, atento às suas necessidades cotidianas? Você sinaliza gratidão ao Senhor Deus pelo seu amor libertador e presente em sua vida?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“O anjo, porém, lhe disse: Não temas, Zacarias, pois tua súplica foi ouvida: Isabel, tua mulher, te dará um filho, e tu o chamarás pelo nome de João.” Confie no Senhor que está atento às suas necessidades. Ele sempre estará presente com sua graça misericordiosa, compassiva.



