“O meu espírito está alegre”
12 de dezembro de 2017O Reino seja nossa rotina
14 de dezembro de 2017Evangelho: Mateus 11, 28-30
“— Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve.”
Reflexão:
Hoje é dia de Santa Luzia, mártir dos primeiros séculos de Cristianismo, que manteve-se fiel ao que discerniu como vontade de Deus para a sua vida, mesmo às custas de perseguição e morte. Ela, cujo nome significa “portadora da Luz”, interceda por nós para que o Senhor nos dê a graça de buscar o seu querer e a nele perseverar, dando testemunho em nossos também desafiadores dias.
A primeira leitura, de Isaías (Is 40, 25-31), apresenta o Senhor como o Criador, sábio, incansável, que “aos cansados dá novas forças e enche de energia os fracos”. É um chamado à confiança. O Evangelho apresenta essas características em Jesus, que diz: “Venham a mim”. O Messias esperado, para o qual preparamos o caminho neste Advento, é a comunicação última do Pai, Aquele que nos revela, numa vida humana, o Deus de Israel, que já se manifestava pelas Escrituras. Nele se realiza a profecia de Isaías.
Abrir os sentidos internos e externos para acolhê-lo, nesta bela Palavra que nos diz algo tão propício para o fim do ano, no qual geralmente chegamos “com a língua pra fora”, extenuados. “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso.” Carregamos cargas de trabalhos opressores, de relações familiares complicadas, de uma situação político-econômica-social cada vez mais excludente, enfim, tantas e tantas. Apresentá-las a Jesus, mas, sobretudo, receber a sua vida, o que Ele nos oferece.
Hoje li um post numa rede social que dizia: Entregar ao Senhor as nossas guerras e receber a sua paz. Acho que é bem isso a que Jesus nos convida. “Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve.” Deixar que as Suas Palavras umidifiquem o nosso coração como a chuva em terra seca. Olhar para Ele, pedir-lhe para aprender o Seu caminho, fazer a troca das nossas cargas pela sua. Não é fácil segui-lo, mas quão mais difícil é viver sozinho, viver por nós mesmos, abandonados aos caprichos do nosso coração e do coração dos outros!
Para que aconteça a troca de energia da qual fala a primeira leitura, que nos possibilite avançar pela vida, pedir a Jesus: Senhor, eu quero viver do Seu coração! Ensina-me! Conceda-me essa graça.
Tania Pulier, jornalista e teóloga, membro da CVX Cardoner e da Família Missionária Verbum Dei