O Reino dos Céus está próximo
10 de julho de 2014Não temam! (Mt 10,24-33)
12 de julho de 2014Mt 10,16-23
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.
Ao ler várias vezes a passagem, fico imaginando Jesus falando aos discípulos. Tento imaginar o tom de voz, a postura, a postura dos discípulos.
Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Percebo uma aparente contradição: que tipo de pastor envia suas ovelhas no meio de lobos? Um pastor que é realista, que sabe das condições das ovelhas, que conhece coração das ovelhas, mas sabe também das armadilhas do mundo. Um pastor que sabe que ora somos ovelhas, ora somos lobos. Um pastor que sabe das nossas misturas. E nessa situação nos dá orientações claras: sejam prudentes e simples! Simplifiquem a vida, mas tenham cuidados!
Vós sereis levados diante de governadores e reis. Penso nas situações em que muitas vezes me encontro. Ficar diante de acontecimentos, fatos e pessoas que parecem ter muito mais poder do que eu e do que as minhas melhores intenções. Mas entendo de Jesus um convite a, nessas situações, dar testemunho do Amor, da Paz, da Alegria e de tudo de bom que Ele traz pra minha vida.
É muito confortante pra mim ouvir de Jesus que o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. Muitas vezes me sinto incapaz de encarar governadores e reis. Muitas situações que me superam nas quais não sei o que fazer ou dizer. Que possamos nos fazer conscientes dessas situações e, com humildade, pedir que o Espírito se manifeste em nós. Percebo que o meu desejo, muitas vezes, é de não sentir. Não sentir o medo, não sentir o incômodo, não sentir a opressão. Quero me livrar das circunstâncias que me colocam nessa situação. E nesse sentido, Jesus não me garante nada. O único que me pede é que persevere! E na perseverança Ele virá nos socorrer!
Pollyanna Vieira – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte-MG