A quem entrego o meu coração?
11 de novembro de 2023“Aumenta a nossa fé!”
13 de novembro de 202312 de novembro de 2023, 32ª Domingo do Tempo Comum
Mt 25,1-13 -Como lâmpadas acesas te esperamos, ó Senhor!
Inicie invocando o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos desta oração.
Abrir o coração para acolher com gratidão e amor a Palavra do Senhor.
Abrir bem os ouvidos para escutar o que o Senhor irá falar.
Que a luz da Bíblia ilumine sua vida!
Leitura: O que o texto diz em si?
Ler com atenção e bem devagar Mt 25,1-13
É surpreendente a insistência com que Jesus fala da vigilância; são numerosas as parábolas que nos convidam a adotar uma atitude desperta e atenta frente à existência, para que esta tenha um sentido. A parábola deste domingo não está centrada no fim, mas na inutilidade de uma espera que não é acompanhada de uma atitude de amor e de serviço. As lâmpadas devem estar sempre acesas, para ajudar a acolher as gratas surpresas da vida e poder participar da festa d’Aquele que continuamente vem ao nosso encontro.
(Ler novamente o texto.)
Meditação: O que o texto diz a mim?
Nossa maior insensatez seria viver “sem horizonte”, sem desejos e sonhos, sem uma causa mobilizadora… A parábola do Evangelho nos fala daqueles que não cultivam sua esperança hoje e pretendem viver do azeite das lâmpadas dos outros. E ninguém pode viver da fé do outro, nem da esperança do outro. O sentido de toda uma vida não pode ser improvisado em um instante. Somente a partir da luz de Deus em nós, descoberta, reconhecida e ativada, poderemos viver antenados com o melhor que há em nosso interior (azeite) e com a realidade que nos envolve, cheia de surpresas.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que te ajude a ser luz e cuidar da luz que há em ti.
Peça ao Senhor que te ajude não perder a esperança, ela que mantém sempre acesa a luz que carregas em teu interior. Peça também que Ele te ajude a ser “luz do mundo” ajudando a manter acesa a chama da esperança, do amor e da paz.
Contemplação: O que Deus, através do texto, está realizando em mim?
“Em que situação se encontra minha lâmpada? E minha reserva de azeite? De que modo colaboro para que o Noivo possa celebrar a festa? Como sou luz em meio a tantas noites de ódio e violência pelas quais nosso mundo atravessa?” Acolher esta Palavra de hoje como dirigida a você. Observe o que vai ficando nos seus olhos e no seu coração como atitudes e compromissos novos.
Todos nós somos portadores de uma lâmpada e todos somos convidados à festa. Podemos inspirar-nos mutuamente a viver a partir de nossa verdade mais profunda, a partir da luz que nos habita.
Ação: O que a escuta e a meditação deste texto me sugere vivenciar?
Dentro de nós devemos descobrir a luz que iluminará nossos passos; essa chama, se é autêntica, não pode se ocultar, pois iluminará também a todos os outros. Uma luz que acende outras luzes. Digamos ao Senhor com as palavras de uma música conhecida: “Como lâmpadas acesas te esperamos, ó Senhor!”
Equipe do Lectionautas