
Eu vim para lançar fogo sobre a terra…
24 de outubro de 2024
“Se não vos arrependerdes…”
26 de outubro de 2024
25 de outubro, 6ª feira, Memória de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão
Procure um lugar confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra e para isso respire profundamente.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da sua oração.
Leia o evangelho de Lucas 12,54-59
Leitura: o que o texto diz?
Os profetas constantemente afirmam que é necessário levar em consideração o outro no relacionamento com Deus. Aprendemos a ler os sinais da natureza para sabermos qual passo daremos conforme o clima possibilita, mas ainda não abrimos os ouvidos para a necessidade que os profetas já denunciaram. Jesus, hoje, retoma esse discurso.
Meditação: o que o texto me diz?
A primeira denúncia de Jesus é sobre a infantilização de nossa fé. Afinal, somente as crianças precisam que outros lhe digam o que fazer ou não. O relacionamento com Deus deve levar a um amadurecimento de nossa vida e, por consequência, de nossa fé. É preciso agir não simplesmente porque alguém disse ou porque está escrito, mas porque encontramos um sentido naquela orientação.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Senhor, ajuda-nos a amadurecer nossa fé e a acolher bem os irmãos ao nosso redor. Te imploramos pela paz no mundo e para isso, faz de nós construtores da paz
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Tens feito o passo de escutar as Palavras de Jesus ou apenas estas ouvindo o que Ele diz?
Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? Diz Jesus. Se a fé está adulta, deve considerar o outro como elemento principal no meu relacionamento com Deus. Não querer considerar essa realidade é um termômetro que indica o quanto ainda precisamos dar passos.
Ação: como agir a partir deste evangelho?
A caridade é a manifestação concreta da fé e do Deus em que acreditamos. O santo de hoje, Frei Galvão, costumava dizer a seguinte frase sobre essa virtude:
“A caridade é mansa e benigna, quem tem essa virtude não se afasta facilmente, não julga mal, nem se perturba por qualquer causa, e é muito capaz de sossegar e compor os ânimos e gênios mais descontrolados”
Equipe Lectionautas