
“Meu pai trabalha sempre e eu também trabalho”
2 de abril de 2025
“Não é este a quem procuram matar?”
4 de abril de 2025
3 de abril, 5ª feira, 4ª semana da Quaresma
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de João 5,31-47
Leitura: o que o texto diz?
O Evangelho de hoje nos fala a respeito do valor do testemunho que vem do Pai, um testemunho verdadeiro e fidedigno. João deu testemunho da verdade sobre mim, disse Jesus, mas eu tenho um testemunho maior que o de João que são as obras que meu Pai me deu. Elas dão testemunho de que o Pai me enviou.
Meditação: o que o texto me diz?
O povo da época de Jesus não acreditava nele. Nem mesmo as pessoas mais religiosas acreditavam na novidade trazida por Jesus. Viam nele o contrário daquilo que ele era de fato. Jesus percebe isso e, embora tenha muitas testemunhas, principalmente João Batista, diz não depender do testemunho de um ser humano e apela para o testemunho das obras que o Pai o encarregou de fazê-las.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor que lhe dê a sabedoria de viver bem neste mundo, realizar boas obras que possam testemunhar a seu favor. Peça a ele que o mantenha firme na fé e na esperança.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
As obras realizadas por Jesus são sinais pelos quais o Senhor dá a vida a quem ele quer. Sua obras estão sempre conectadas com as do Pai deixando transparecer a profunda união que existe entre eles. É a vontade do Pai que está na origem das obras de Jesus. Nesse sentido, para além de ouvir seus ensinamentos, somos chamados a executar suas obras para que nosso testemunho seja verdadeiro. Reflita sobre isso.
Ação: o que o texto me leva a fazer?
Disse Jesus“… como crereis nas minhas palavras?” Jesus acusaos chefes judeus de deixar de acreditar nele que é a Palavra viva de Deus, ficando apenas na letra das Escrituras, pensando encontrar ali a vida eterna. Mas a vida eterna se encontra em Jesus, em sua prática e no seu seguimento. As obras de Jesus são a comunicação de vida a todos àqueles que nele crêem.
Equipe do Lectionautas