Praticar a justiça, a misericórdia e a fidelidade
25 de agosto de 2020“Ficai atentos e preparados”
27 de agosto de 202026/08/20 (Quarta da 21ª semana do Tempo Comum): Mt 23,27-32 – Combater a injustiça e a hipocrisia
Leitura: O que o texto diz?
Preparando o ambiente e invocando o Espírito Santo para que se faça presente neste momento, abra sua Bíblia em Mt 23,27-32. Jesus continua exortando os mestres da lei e os fariseus sobre a hipocrisia como vimos ontem. Eles são comparados a “sepulcros caiados”, de bela aparência por fora, mas por dentro “cheio de ossos mortos” e “podridão”. Eles se apresentam como justos, mas permeados de injustiça e de hipocrisia. Isso é uma realidade já observada no tempo de seus antepassados, que não ouviam os profetas. Vivia-se preocupado com os detalhes da lei e do culto, mas esquecia-se da vivência da misericórdia, o coração da lei. Até quando eles permaneceriam continuando com os erros de seus pais? É tempo de despertar e a pregação de Jesus certamente intrigou seus ouvintes e certamente também você.
Meditação: O que o texto me diz?
Retomando a leitura de Mt 23,27-32, ouça atentamente as palavras fortes de Jesus. Como elas repercutiram em você? Como “injustiça” e “hipocrisia” soam aos seus ouvidos? Consegue identificar os “ossos de mortos” e “podridão” que precisam ser apresentadas ao Senhor para que Ele o(a) purifique? Como também você se vê numa sociedade imersa de injustiça e de hipocrisia? Permita essa palavra inquietar seu coração e ouça a voz de Deus.
Oração: O que o texto me faz dizer?
“Vasculhando” seu interior, apresente tudo aquilo que está morto em você e que precisa ser vivificado por Jesus. Apresente situações de injustiça e de hipocrisia que você fez ou sofreu. Permita que o perdão de Deus e a força do Espírito Santo o revigore para que aconteça uma profunda e autêntica conversão de vida. Peça ao Senhor um coração justo, transparente e aberto para trilhar o caminho de verdadeiro discípulo.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Depois de ter apresentado tudo isso ao Senhor, deixe sua ação transformar, no silêncio, o seu interior. Permita o Pai, no silêncio misterioso, iluminar os lugares mais sombrios de sua vida. Sinta essa luz que vem de Deus irradiar e gerar vida em você.
Ação: O que a Palavra me pede para viver no dia-a-dia?
A hipocrisia e a injustiça deixam marcas desagradáveis em nossa sociedade. Mas, a Palavra de Deus transforma nossa realidade e acaba sendo força para tentarmos como discípulos de Jesus mudar essa realidade. Como isso é possível em sua vida? Que contribuição você poderia dar à realidade em sua volta? Permita que o Deus de amor conduza você nesse caminho e te dê perseverança nessa desafiante missão!
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia São José – Vespasiano-MG, Brasil. Mestre em teologia sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).