Uma voz que grita no deserto: aplanai o caminho do Senhor
13 de dezembro de 2020Prontidão para acolher e realizar a vontade do Pai
15 de dezembro de 2020SEGUNDA-FEIRA – 14/12/2020
3ª SEMANA DO ADVENTO – Evangelho de Mt 21, 23-27
“Com que autoridade fazes essas coisas”.
Inicie com uma oração ou um canto ao Espírito Santo
Faça um momento de silêncio, feche os olhos, respire fundo várias vezes para acalmar o coração e entrar em sintonia consigo mesmo e com Deus.
Refrão meditativo: Confiemo-nos ao Senhor, ele é justo e tão bondoso. Confiemo-nos ao Senhor. Aleluia
Leitura: O que o Texto diz?
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
Depois de realizar seu ministério na Galileia, Jesus parte para o território da Judéia, além do Jordão. Chegando a Jerusalém, a primeira ação de Jesus foi expulsar aqueles que comerciavam no Templo irritando os sacerdotes e escribas que ali se encontravam. Depois, retorna e se põe a ensinar ao povo sobre o seu reino de amor. Os sacerdotes e os anciãos do povo aproximam-se dele e pergunta: com que autoridade fazes essas coisas? Jesus não lhes responde, mas devolve a eles uma outra pergunta fazendo referencia a João Batista sobre o Batismo que ele realizava. Os sacerdotes e anciãos não respondem. Dizem que não sabem, pois ficam temerosos da reação do povo e, assim, Jesus também diz não responder a eles com que autoridade faz aquelas coisas.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Essa palavra ou frase que me chamou atenção, o que diz para mim? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Partindo da sua frase escolhida, medite sobre ela. Porque Jesus faz pergunta sobre o batismo que João realizava? Que tipo de ensinamento ele quer nos passar? João batizava pedindo a conversão. E Jesus confirma essa validade do batismo de João trazendo para a realidade o seu caráter divino. O batismo de João veio do céu e não dos homens. Veio como preparação para que todos se colocassem à espera do Messias que viria. Que possamos sempre renovar o nosso batismo para estarmos prontos a acolher Jesus em nossos corações.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
O Evangelho de hoje nos faz lembrar que somos batizados e como cristãos nos coloquemos na expectativa da vinda do Senhor. Que Ele venha iluminando nossas vidas e trazendo paz e Justiça.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Leva-nos a reviver a experiência que os personagens bíblicos viveram.
Nesse momento é Deus que vem ao seu encontro, permita a sua aproximação. Silencie todo o seu ser. Ponha-se em atitude de vigilante porque ele vem se encarnando, fazendo-se humano para que a humanidade o conheça, o acolha. Vem Senhor Jesus. Aguardo-te ansiosamente
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, a que sou motivada a fazer? Como concretizar o meu agir? Posso, nesse tempo, ser solidário! Ser Fraterno!
Neuza Silveira de Souza. Catequista. Estudante de mestrado. Estudou Bíblia no SAB e Teologia sistemática na FAJE.