“Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!”
28 de fevereiro de 2021“Não importa que título nos dão, o importante é a obra que fazemos”
2 de março de 2021SEGUNDA-FEIRA – 01/03/2021
2ª SEMANA DA QUARESMA – Evangelho de Lc 6, 36-38
“Com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.
Inicie com uma oração ao Espírito Santo
Silencie o coração. Feche os olhos, respire fundo e olhe para dentro de si mesmo. Entre em sintonia consigo mesmo e com Deus.
Refrão meditativo: Confiemo-nos ao Senhor, ele é justo e tão bondoso. Confiemo-nos ao Senhor. Aleluia
Leitura: O que o Texto diz?
Que palavra ou frase mais chamo sua atenção.
Grande são os ensinamentos encontrados hoje na narrativa do evangelho de Jesus, segundo o evangelista Lucas. Jesus diz aos seus discípulos que devem ser misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso; que não deves julgar para não serem julgados, não condenar o outro, para não ser condenado; Perdoar para ser perdoado; dar e vos será dado. Jesus nos fala que tudo o que fizermos ao outro, receberemos na mesma medida.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Que palavra ou frase mais chamou atenção? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Refletindo sobre o texto, ou partindo da sua frase escolhida, que sentimentos nos afetam? A prática da misericórdia, do julgamento favorável, do perdão, da acolhida, tudo isso fala alto nesse tempo de pandemia. Como diz o Papa Francisco, o sacrifício, a renúncia que vivemos nesse tempo. Há sempre em perigo eminente no mundo. A penitência e a prática da misericórdia será sempre nosso escudo.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
A nossa oração é uma resposta a Deus.
O Evangelho de hoje ativa a minha consciência para viver a conversão diária. Que podes pedir diante da realidade presente? Que eu possa Senhor sempre praticar a misericórdia e a justiça, amar e perdoar sem medidas.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Leva-nos a reviver a experiência que os personagens bíblicos viveram.
Nesse momento é Deus que vem ao seu encontro, permita a sua aproximação. Ponha-se em atitude de vigilante, atento aos acontecimentos e às suas atitudes, para que sejas julgado na mesma medida. Vem Senhor Jesus. Que possamos estar no caminho pascal quando chegar.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, que vontade brota do coração para ir até o próximo? sentes motivada para ir à procura daquele que necessita da misericórdia de Deus? Há tantos necessitados do amor e do perdão.
Neuza Silveira de Souza. Teóloga, Especialista em Catequética, Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Bhte.