
“Eis que a Virgem conceberá…”
8 de setembro de 2025
9 de setembro, 3ª feira, 23ª Semana do Tempo Comum.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 6,12-19
Leitura: O que o texto diz?
Hoje o convite é olhar a pessoa de Jesus que mais uma vez se retira para rezar e esta oração foi antes de chamar os doze discípulos. Foram eles os continuadores de sua missão. Jesus os chama para amar e servir as diversas pessoas que encontram nas estradas da vida, nas planícies de hoje, nas cidades e nas periferias existenciais.
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus se retira para rezar nas tomadas de decisões que precisa fazer. É da oração que nasce a força para levar em frente à missão que o Senhor nos confia. Ele chama os doze para seguir os seus passos e atende as necessidades das pessoas sofridas. Suas palavras e ações são plenas de amor e de misericórdia. A multidão procura Jesus e vai ao seu encontro ao menos para tocá-lo e para ser curada dos seus males, por perceber que Jesus é alguém que tem um olhar diferenciado para com os que sofrem. Foi para essa missão que Jesus chamou seus discípulos e continua chamando cada um de nós.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor a graça de perceber a força que nasce da oração e do chamado que Ele te faz. Que Ele te conceda a graça de não ter medo de descer com ele da montanha para se colocar nas planícies da vida.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Você reza antes de tomar uma decisão importante? Você costuma rezar pedindo o dom do discernimento para suas ações de cada dia? Tem olhado o mundo e as pessoas com o olhar de Deus?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“… Ao amanhecer, chamou os discípulos e escolheu doze entre eles, aos quais também chamou de apóstolos.” No chamado feito aos discípulos também estávamos já incluídos para com Jesus assumir nossa missão.