“O Senhor vem todos os dias na nossa vida. Não podemos vacilar”
21 de outubro de 2020“Deixemo-nos guiar pela sabedoria que vem do alto”
23 de outubro de 2020QUINTA – FEIRA – 22/10/2020
29ª SEMANA DO TEMPO COMUM – Evangelho Lc 12, 49-53
Inicie com uma oração ao Espírito Santo. Faça um momento de silêncio, feche os olhos, respire fundo várias vezes para acalmar o coração e entrar em sintonia consigo mesmo com o outro e com Deus.
Leitura: O que o Texto diz?
Leia o texto lentamente. Duas ou mais vezes se precisar. O texto inicia dizendo: “Eu vim lançar fogo à terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Uma questão provocativa: Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. Jesus fala das divisões que ocorrerão na família: pais com filhos, mães com filhas, sogra com noras. O que Jesus está querendo ensinar com esses ditos?
É importante que retomemos alguns significados da palavra “fogo”. No Antigo Testamento, fogo simboliza a palavra de Deus e o juízo divino que purifica o seu povo. O fogo é considerado um instrumento de purificação muito eficaz, simbolizando a intervenção soberana de Deus de Deus e do seu Espírito que purifica as consciências. João Batista disse a respeito de Jesus: Ele vos batizará com o Espírito Santo e com o fogo (Mt 3, 11c). Na cruz, o Filho de Deus nos mostra quem é Deus: “Deus é amor” (1Jo 4,8.16). Nesse sentido, a Palavra de Jesus vem para construir a verdade, destruindo o que não tem consistência, o que é vaidade. Essa é a missão de Jesus: lançar fogo sobre a terra, trazer o Espírito Santo com sua força renovadora e purificadora.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Essa palavra ou frase que me chamou atenção, o que me diz? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Leia o texto vagarosamente. É um texto importante para o ser cristão. Diante da frase escolhida, ou do texto todo, procure ouvir o que Jesus quer te dizer?
Ele veio nos revelar o Pai e nos falar do Reino de amor. Seu desejo de amor era tão grande que aceitou ser crucificado na cruz para nossa salvação. Jesus nos fala de conversão, de renovação, de purificação, e a conversão cristã assinala para um nascer de novo “no e segundo o Espírito”. É um se revestir de Cristo.
Nesse sentido, olhando para sua história de vida, como esse texto pode iluminar sua vida? Pode deixar sua vida incendiar por aquele amor, a paz e a fraternidade que Jesus trouxe à terra?
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
Expresse a Jesus seu pedido de oração. Manifeste a ele seu desejo. Esse é um momento só seu e dele. Sente-se chamada a propagar esse fogo de amor? De viver a fraternidade? Expresse seus sentimentos.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Silencie. Respire fundo. Nesse momento é Deus que se aproxima. Deixe que a Palavra age em sua vida e te renova, te purifica. Silencie para ouvir a voz de Deus. Experimente a alegria de ouvi-lo.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Frutos da Palavra – Formule um compromisso de vida.
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, qual é o seu maior desejo? O Espírito Santo está sempre a nos impulsionar. Vá com confiança. Assuma o seu compromisso. Convide alguém para ir junto.
Neuza Silveira de Souza. Catequista. Estudante de mestrado. Estudou Bíblia no SAB e Teologia sistemática na FAJE.