Optar por Jesus: nem todos compreendem
26 de outubro de 2023“A oração nos ajuda a fazer escolhas”
28 de outubro de 202327 de Outubro, 6ª feira da 29ª Semana do Tempo Comum
Jesus nos chama para perceber os sinais do Reino de Deus que se faz presente no meio de nós. Discernir os sinais do tempo, à luz do plano de salvação. Peça ao Senhor que abra seu coração para acolher a Palavra que hoje Ele te diz.
Evangelho de Lc 12, 54-59 – Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chama atenção.
Leitura: O que o Texto diz?
O Evangelho de hoje nos chama a atenção para os fatos da vida que estamos vivendo. O que está acontecendo no mundo? Ou até mesmo, ao nosso redor? Sabemos ler os sinais do tempo presente? Por isso pergunta: Sabeis avaliar os aspectos da terra e do céu e não sabeis avaliar o tempo presente? Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? Jesus nos chama a atenção para uma situação muito importante: aprender a ler os sinais dos tempos. Diz que sabemos interpretar os sinais visíveis da natureza, mas o mais importante é sabermos avaliar os sinais do tempo presente. Pode-se descobrir os sinais de Deus em meio a tantos outros, através de discernimento e é na pessoa de Jesus que vai se descobrindo e realizando o “hoje” da nossa vida.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Com a presença de Jesus no meio dos seus discípulos e seguidores, muitas coisas diferentes passaram a acontecer. Havia as curas, a ajuda aos pobres, a acolhida dos marginalizados, mas parece que as pessoas não percebiam essas mudanças e o perseguiam. O que Jesus queria era que aquelas multidões que o seguiam percebessem a chegada do Reino de Deus. Assim, também hoje, Jesus nos chama a fazer o discernimento dos acontecimentos na justa medida do evangelho, fazendo o bem e procurando reconciliar com o irmão, promovendo a paz.
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
Peça sempre o discernimento para distinguir o bem do mal. O joio do trigo. Peça ao Senhor que o ajude a ser sinal de misericórdia, perdão e reconciliação na vida das pessoas. Peça a ele também o dom do discernimento. Peça pela paz no mundo e no seu coração, na sua família, na sua comunidade, no seu trabalho. Que Ele te ajude a ser um testemunho de paz.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Jesus caminhava junto à multidão, ensinando. Dizia a ela: vedes uma nuvem no céu e sabe que vais chover, percebes o vento e diz que logo irá fazer calor. Sinta-se na presença dessa multidão. Sabes também discernir os sinais dos tempos. E o agora de sua vida? Sabes discernir? Diante de tantas violências, guerras e fomes e incompreensões, devo procurar agir conforme os ensinamentos de Jesus. Amar e cuidar do próximo.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Após esse encontro amoroso com o Deus da Palavra que é vida, me coloco frente a frente diante da realidade do ambiente em que moro, observo os acontecimentos dos fatos concretos e os avalio segundo o evangelho de Jesus Cristo? O que posso fazer para ajudar?
Neuza Silveira de Souza. Membro da Comissão de catequese do Regional Leste II e Coordenadora do SABIC- Sec. Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte.