“A necessidade de conversão e a paciência de Deus”
23 de outubro de 2021Sem Deus a enfermidade é espiritual
25 de outubro de 2021LECTIO DIVINA – 24-10-2021/ Mc 10,46-52
“CEGUEIRA ESPIRITUAL”
Leitura: O que o texto diz?
Após viver às margens das coisas de Deus e muito relutar, Bartimeu, percebe que somente em Deus encontra o conforto e tudo que precisa. Esse sentimento acendeu sua fé. Isso acontece conosco, pois muitas vezes não vemos o sentido da vida porque nos falta fé, e sem ela, a graça não chega. É através da fé que a graça que tanto necessitamos, vem até nós. A cegueira espiritual nos deixa vazios, esperando as coisas acontecerem. Nesta parábola Jesus aponta exatamente a cegueira de seus discípulos. Nesse contexto, refletimos sobre a cegueira generalizada dos seguidores de Jesus. Almejam poder, riqueza, sem entender que o Reino de Deus é para os pequenos e excluídos. Seus seguidores disputando lugares e fortalecendo rivalidades, propostas bem diversas das de Jesus. Uma grande multidão acompanha Jesus, contexto itinerante e de formação aos discípulos. Sua última parada foi Jericó, cidade de grande importância na tradição bíblica.
Quando Jesus pede ao cego para jogar as vestes, é uma perspectiva de abdicar de tudo para segui-lo, principalmente do pecado. O cego enxergou aquilo que nem mesmo os seguidores de Jesus tinham percebido. Enfim, todos precisamos de mudança de mentalidade, de coração, e consequentemente, de atitudes.
Meditação: O que o texto me diz?
Reflita agora sobre a cegueira física de Bartimeu e a espiritual dos discípulos, como também a percepção de Bartimeu no Messias. Em alguma situação você se identificou? Pergunte-se: “Já me senti na situação em que não vi sentido nenhum na vida, por que me faltou fé para perceber? Meus sonhos e anseios seguem o direcionamento da riqueza e privilégios ou da humildade?!”
Oração: O que o texto me faz dizer?
Exponha para Deus o que até agora você considerou essencial em sua vida que não está dentre seus ensinamentos da fé. Se já se sentiu como os discípulos de Jesus, que apesar de estarem perto fisicamente, ainda se encontravam distante de entender o plano do Reino. Declare a Deus suas limitações e clame pela graça de amá-lo, de enxergar o verdadeiro projeto em Jesus Cristo.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Ouvir a Deus, nos faz absorver que Ele nos escolheu com nossas misérias e limitações. Então, espera que você ame os outros com seus defeitos. Assim como Jesus formou os discípulos com a cura de Bartimeu, pode curar você de toda sua cegueira espiritual. Abra sua mente e coração no silêncio da contemplação, decida por uma visão de luz que enxerga Jesus não somente como o filho de Davi, mas também, como o Messias.
Ação: O que esse texto me faz agir?
A vida itinerante de Jesus nos lembra um pouco o nosso ativismo atual. Que possamos dar uma maior atenção àqueles que tanto necessitam de serem curados. Sejamos instrumento de Deus em nossos entendimentos e consequentemente, em nossas atitudes, manifestando a realização do projeto do Reino. Que concretize essa compreensão, e receba a plenitude do Seu amor manifestada na paz, testemunhando o que profere, comunicando aos outros aquilo que está em abundância no coração..
Mércia da Silva Pereira*
Membro da Nova Jerusalém Leiga. Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF) e graduanda em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Atualmente reside em Mossoró/RN.