Onde está o teu tesouro?
21 de junho de 2024Somos seres de travessia!
23 de junho de 202422 de junho, sábado da 11ª Semana do Tempo Comum.
Faça silêncio para escutar a Palavra.
Acalme os pensamentos e, para isso, respire fundo várias vezes. Sinta o próprio corpo. Escute o seu coração.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da tua oração.
Leia o evangelho de Mateus 6,24-34
Leitura: o que o texto diz?
A idolatria é uma condição de escravidão que o povo assume quando se afasta de Deus, que é libertação-salvação. Ninguém pode servir a dois senhores. Quando Jesus insere essa reflexão, Ele tem em mente a ideia de não sermos escravo do dinheiro: vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Corremos o risco de transferir para a riqueza aquilo que é próprio de Deus: nossa segurança, nossa vida e salvação. Isso nos leva a um afastamento do Senhor. Por isso, devemos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e tudo mais nos será concedido. Ter Deus em primeiro lugar em nossa vida é o mais importante. Nada falta a quem crê em Deus e o tem ao seu lado. Se Deus cuida com carinho de cada obra de sua criação, ele não deixará de cuidar da sua obra suprema, o ser humano, sua imagem e semelhança.
Meditação: o que o texto me diz?
Deus fará muito mais por nós. Basta acreditar e buscar a justiça. É a falta de fé que nos leva a agir como se Deus não existisse, ou fosse impotente, ou não nos amasse. Quem se preocupa em demasia com coisas é porque não tem fé. Quem não tem Deus no coração busca refúgio nas coisas materiais: roupas, comida, dinheiro, posses, poder, prestígios etc.. Não convém nos gloriarmos nessas coisas. Devemos nos gloriar por causa da presença de Deus em nossa vida e por suas constantes manifestações. São muitas as vezes em que ele se manifesta entre nós, mas não lhe damos a devida importância. Tudo porque estamos preocupados mais com outras coisas do que com ele. Que possamos confiar mais em Deus e entregar nossa vida a Ele.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Converse com Deus sobre sua fé; confiança no único Senhor de sua vida. Peça ao Senhor que aumente sua fé, no Deus providência, que cuida de você, capacitando sua vida para a vitória, correspondendo às suas necessidades diante da luta da vida, dando a você forças e coragem para seguir sempre pra frente no seu amor libertador, redentor.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Reflita: Você tem fé no Senhor da vida? Ou busca em outros deuses, da hora presente, o sentido e razão de ser da sua vida? Confia no Senhor diante dos desafios que a vida impõe? Você espera no Senhor confiante, fazendo, é claro, sua parte?
Ação: o que posso fazer do texto?
“Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo.” Caminhe firme na fé, confiante no Senhor, fazendo a sua parte, e tudo mais Ele fará dando vida e liberdade na sua lida cotidiana.
Equipe Lectionautas